Alagoas

Ambulatório de Especialidades da Uncisal celebra Dia do Idoso com ações de saúde e bem-estar

Eduardo Almeida 01/10/2024
Ambulatório de Especialidades da Uncisal celebra Dia do Idoso com ações de saúde e bem-estar



O Dia Nacional do Idoso, celebrado nesta terça-feira (1), foi marcado por ações de saúde e bem-estar no Ambulatório de Especialidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (AMBESP/Uncisal). A data foi comemorada com palestras educativas voltadas à orientação de pessoas idosas, por iniciativas de cuidado com a pele e sorteio de brindes.

 

Durante a ação, que aconteceu ao longo de toda a manhã, na sede do AMBESP, no Centro de Maceió, foram abordados os temas “Gestão do corpo e mobilidade da pessoa idosa”, em palestra ministrada pela fisioterapeuta Cristiane Muritiba, e “Sexualidade e autoestima da pessoa idosa”, em palestra ministrada pela assistente social Agda Alves.

 

Conforme Cristiane Muritiba, fisioterapeuta do Ambulatório de Especialidades e uma das idealizadoras da ação, a proposta do evento é promover educação em saúde e valorizar a população idosa atendida na unidade de apoio assistencial. “Entendemos que nosso papel é acolher essa população, que muitas vezes acaba sendo excluída do convívio social”, ressalta.

 

Além das ações em educação em saúde, houve ainda apresentação musical do coral Corpo e voz em ação, do Serviço Social do Comércio (SESC), composto por 30 pessoas idosas. Houve ainda exposição de produtos médicos e o sorteio de brindes.

 


A iniciativa foi comemorada pelos participantes. A aposentada Luzinete Soares da Silva, de 86 anos, conta que esta é a primeira vez que participa de um evento de valorização da população idosa. “Toda ação que busque valorizar a terceira idade é bem-vinda”, observa.

 

Do mesmo modo, Norma Suely Santana da Silva, de 61 anos, celebra este momento. Ela conta que, além das palestras, participou de um momento de automaquiagem promovido ela organização. “Ações como essa elevam a nossa autoestima e nos ajudam a levar a vida de forma mais leve”, finaliza.