Alagoas

Uneal 54 Anos: série especial de vídeos retrata a história e trajetória da comunidade acadêmica

Priscila Anacleto 01/10/2024
Uneal 54 Anos: série especial de vídeos retrata a história e trajetória da comunidade acadêmica



Em outubro de 2024, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) celebra 54 anos de fundação, consolidando-se como uma das principais instituições de ensino superior do estado. Em comemoração à data, a Assessoria de Comunicação da Uneal lança uma série de vídeos que retrata a trajetória de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da universidade e sua relevância para a sociedade alagoana.


Os vídeos serão divulgados ao longo do mês de outubro e contarão com depoimentos de alunos, professores, técnicos, gestores e parceiros institucionais.


Crescimento e Expansão


Fundada em 13 de outubro de 1970, a então Fundação Educacional do Agreste (Funec) nasceu em Arapiraca, sendo a primeira instituição de ensino superior criada no interior de Alagoas. Em 1995, a Funec passou a ser Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa). Finalmente, em 2006, tornou-se Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Ao longo de sua trajetória, a universidade expandiu suas atividades para outros cinco municípios: Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.



Com seis campi distribuídos por diversas regiões do estado, a Uneal fortaleceu a interiorização do ensino superior em Alagoas, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e ações de extensão que impactam diretamente as comunidades locais. Em 2024, além da expansão territorial, a Uneal segue em pleno desenvolvimento. Foram iniciados os trabalhos para as obras de construção de três novos prédios, que irão ampliar a infraestrutura dos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios e oferecer uma nova sede para o campus de São Miguel dos Campos, promovendo um ambiente mais qualificado para alunos e docentes.


Destaques em Programas e Projetos Acadêmicos


Ao longo de sua história, a Uneal se destacou pela implementação de programas acadêmicos de grande impacto. Um dos principais é o Conexões Acadêmicas, que integra ensino, pesquisa e extensão, possibilitando que alunos de diversas áreas do conhecimento participem de projetos que beneficiam a sociedade.


Outro destaque é a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), que oferece formação e atividades de extensão voltadas para o público 60+, promovendo inclusão social e valorização da experiência de vida das pessoas dessa faixa etária.


A universidade também é reconhecida pelo Programa de Residência Pedagógica, que prepara estudantes para o exercício da docência em escolas públicas, contribuindo para a formação de professores com uma sólida base teórica e prática. Essas e outras iniciativas têm fortalecido a atuação da Uneal em diferentes áreas de conhecimento. Ela também atua em projetos de grande relevância para o estado de Alagoas. Entre eles está o Diagnóstico em Parasitologia Humana e Malacologia Médica, realizado em Santana do Ipanema, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), voltado para o combate a doenças negligenciadas em áreas rurais.


Impacto na vida acadêmica


A série de vídeos lançada tem como foco principal as histórias de estudantes, técnicos e professores que fazem parte do dia a dia da universidade. O primeiro vídeo da série traz o depoimento de Henrique de Jesus Craveiros, estudante de 19 anos do curso de Pedagogia no Campus I, em Arapiraca. Henrique, que é bolsista do programa Conexões Acadêmicas, membro do Centro Acadêmico (CA) e participante ativo das atividades da universidade, compartilha sua trajetória e fala sobre como a Uneal foi um divisor de aprendizados.


“A Uneal mudou a minha vida. Ela me prepara para que futuramente, na minha área de atuação eu consiga licenciar de uma forma mais ampla e agradável para os meus futuros alunos e alunas”, afirma o estudante. A série busca mostrar como a Universidade Estadual tem sido uma plataforma para o crescimento da comunidade acadêmica, servindo como um espaço de inclusão, aprendizado e transformação. Depoimentos como o de Henrique mostram o papel fundamental que a universidade desempenha na formação de cidadãos conscientes e engajados.


Olhar para o futuro


O reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, destaca a importância dessa comemoração e do papel que a Instituição de Ensino Superior (IES) continua a desempenhar no cenário educacional de Alagoas. “A Uneal não é apenas uma instituição de ensino superior, mas também um espaço de transformação social.



Esses 54 anos refletem o compromisso com a formação, a pesquisa e o desenvolvimento de Alagoas”, afirmou o reitor. Nos últimos anos, a IES tem ampliado suas parcerias, consolidando convênios com instituições de referência, como a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal de Sergipe e a Unicamp, através das quais são ofertados cursos de doutorado e mestrado para os servidores da Uneal. Série de vídeos Os vídeos da série especial de 54 anos serão divulgados durante todo o mês de outubro nas plataformas oficiais da universidade. Para acompanhar os lançamentos e conhecer mais sobre a história e os projetos da Uneal, acesse o link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLxQyPao1Tgg1kbH4eEhkg-zdOTn9DIia9