Alagoas
Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências lança página eletrônica
O Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências (RAV) reuniu-se na tarde desta segunda-feira (30), no Palácio República dos Palmares, para apresentar o balanço das ações promovidas nos últimos dois meses. Na ocasião, foi lançada a página eletrônica da RAV, disponível em aba no site do Gabinete Civil do Estado de Alagoas.
A secretária executiva de Gestão Interna, Maria Clara, que representou o Gabinete Civil na reunião, explica que a criação da página eletrônica é uma recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e prima pela transparência e acesso às informações.
“A população vai poder ter acesso às atas, às reuniões, às notícias das ações realizadas e acompanhar de perto todas as atividades, de forma transparente”, pontuou Maria Clara.
O encontro reuniu representantes de 12 secretarias de Estado e de 10 conselhos da sociedade civil. A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) apresentou as experiências exitosas da campanha Agosto Lilás.
Já a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) expôs as ações promovidas durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que culminaram com o lançamento do Plano Viver Sem Limites.
“A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência foi extremamente positiva. Nós tivemos o lançamento do Plano Viver Sem Limites em Alagoas, o que analisamos como um ponto muito importante, já que estamos alinhando as nossas ações com as do Governo Federal”, destacou a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
Para o próximo ano, ela anunciou a realização das conferências regionais e estadual relacionadas à pessoa idosa.
“O protagonismo das conferências, de fato, será das pessoas idosas, com a participação delas, sejam ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Nós vamos ter conferências regionais naqueles municípios que não tiverem conselho municipal dos direitos da pessoa idosa e nós faremos a conferência estadual. A mobilização começa a partir do mês de fevereiro”, anunciou Arabella Mendonça.
Capacitação
No primeiro semestre deste ano, 3.220 pessoas foram atendidas com ações de qualificação e sensibilização desenvolvidas pela RAV, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no trabalho de assistência, monitoramento e prevenção das violências.
Entre as ações implementadas, foram desenvolvidas as capacitações voltadas aos profissionais da saúde e aos colaboradores dos serviços de acolhimento e proteção às vítimas de violência.
Também foram contemplados os profissionais das portas de entrada das Salas Lilás, usuários de equipamentos públicos e representantes da sociedade civil organizada. Segundo a gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes, a meta é dobrar o número de profissionais capacitados.
“A capacitação teve início em agosto e nós estamos dando sequência nas UPAs e hospitais da rede estadual. Vamos também fazer esse trabalho articulado junto à Educação e à Assistência Social para que a gente consiga dar uma assistência de forma integral”, disse Thaylise Nunes.
Sobre a RAV
Instituída através da Decreto nº 89.437 de 28 de fevereiro de 2023, a RAV tem a finalidade de estruturar de forma descentralizada uma rede intersetorial, pautada na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis no âmbito do Estado de Alagoas.
O objetivo é promover o acolhimento seguro, a assistência qualificada, a escuta especializada, eficiente, eficaz e não revitimizadora; e realizar os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos fundamentais das vítimas.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
3FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5CORTE DE GASTOS
Corte de gastos na Defesa não afeta Lula, pois militares têm 'gordura' para queimar, diz analista