Economia

Pesquisa do IFec RJ mostra hábitos de consumo consciente da população da Região Metropolitana do Rio

Práticas como apagar a luz ao sair de um recinto e fechar a torneira ao escovar os dentes estão entre as mais citadas pelos entrevistados

Agência O Globo - 12/09/2024
Pesquisa do IFec RJ mostra hábitos de consumo consciente da população da Região Metropolitana do Rio

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) sobre hábitos de consumo consciente na Região Metropolitana do Rio aponta que boa parte da população se preocupa com essa prática. Dos 869 consumidores entrevistados entre os dias 2 e 7 de agosto, 82,6% disseram que seus hábitos levam em consideração o meio ambiente. Só 11,5% afirmaram que não.

Segundo o levantamento, 88,8% revelaram ter o hábito de apagar a luz ao sair de um recinto, enquanto 87,4% fecham a torneira durante a escovação dos dentes. O terceiro bom hábito mais citado foi o de verificar a validade de um produto antes de comprá-lo: 76,5%. A seguir, aparece a utilização de transporte público ou bicicleta, ao invés de carro, com 75,4%. Em quinto lugar ficou a verificação de produtos com embalagens danificadas antes da compra, um costume que 70% dizem ter.

Outras práticas reveladas na pesquisa são a utilização de sobras de comida para fazer uma nova refeição (55,6%); a separação do óleo de cozinha para reciclagem (44,5%); o consumo de produtos com menor impacto para o meio ambiente, como lâmpadas de LED e sprays que não contenham CFC (44,3%); e a separação do lixo orgânico para reciclagem (42,4%).

Apesar dos hábitos conscientes da maioria, um grande percentual dos entrevistados (75,8%) disse que o lixo em sua rua é misturado na coleta, sem separação entre reciclável e orgânico. Já 17,2% informaram que o lixo é tratado corretamente, e outros 6,8% não souberam responder.

A pesquisa revela também que para 69,3% suas ações rotineiras estão associadas às mudanças climáticas, contra 21,2% que dizem não haver relação entre os dois fatos. Os que não souberam responder foram 9,5%.