Política

O GLOBO, Valor e CBN sabatinam candidatos a prefeito do Rio

Paes, Ramagem e Tarcísio participarão de entrevistas os colunistas Lauro Jardim e Merval Pereira, os âncoras Bianca Santos e Leandro Resende e a jornalista Camila Zarur

Agência O Globo - 08/09/2024
O GLOBO, Valor e CBN sabatinam candidatos a prefeito do Rio
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dando sequência às sabatinas com candidatos a prefeito dos três maiores colégios eleitorais do país, iniciadas na semana passada, os jornais O GLOBO e Valor e a rádio CBN entrevistam nesta semana os principais postulantes à prefeitura do Rio. Serão sabatinados, entre quarta e sexta-feira, os candidatos Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD) e Tarcísio Motta (PSOL), nesta ordem.

Sabatinas em BH: Veja como foram as entrevistas na capital mineira

Série histórica: Qual a popularidade que um prefeito precisa ter para se reeleger em capitais?

A exemplo da primeira semana de sabatinas, que envolveu os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, as entrevistas com os candidatos no Rio terão transmissão ao vivo pela rádio e nos sites e redes sociais dos três veículos. Elas terão início às 10h30m (horário de Brasília), com duração aproximada de uma hora. A cobertura, no site e na edição impressa do GLOBO, contará ainda com reportagens e análises sobre cada entrevista.

A ordem das sabatinas foi definida por sorteio. Foram chamados os candidatos mais bem colocados na última pesquisa eleitoral no Rio divulgada pelo instituto Datafolha, na última quinta-feira, e que tenham atingido ao menos 3% de intenções de voto neste levantamento. Segundo o Datafolha, o atual prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição, registrou 59% na pesquisa. Ramagem, que concorre com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 11%. Tarcísio Motta, que reivindica o apoio do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que faz parte da coligação de Paes —, tem 6%. A margem de erro é de três pontos.

Propostas

Paes, que busca um inédito quarto mandato na prefeitura carioca, tem visto um recuo de sua taxa de rejeição e uma melhora na avaliação de seu governo que coincide com o início da propaganda eleitoral em rádio e TV. Ramagem, por sua vez, aposta no aumento da exposição durante a campanha para reforçar sua associação a Bolsonaro e aglutinar o voto de segmentos como os evangélicos, que hoje apoiam majoritariamente o atual prefeito. Já Tarcísio procura trazer para sua campanha a imagem de petistas e tem reforçado o fato de ser base do governo Lula, numa tentativa de disputar o voto da esquerda com Paes.

As sabatinas representam uma oportunidade para que os candidatos detalhem propostas para a cidade, e também para que sejam questionados sobre diferentes aspectos de suas atuações políticas. Os entrevistadores dos candidatos do Rio serão os colunistas Lauro Jardim e Merval Pereira, do GLOBO e da CBN, os âncoras da rádio Bianca Santos e Leandro Resende, e a jornalista Camila Zarur, do Valor.

Na semana que vem, entre os dias 16 e 20, serão entrevistados, respectivamente, os candidatos à prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Tabata Amaral e Pablo Marçal.