Política

No Rio, PM candidato a vereador em Itaboraí é baleado em São Gonçalo

Davi da Silva Palhares deu entrada no Hospital Alberto Torres dirigindo e pedindo socorro; estado de saúde é estável

Agência O Globo - 06/09/2024
No Rio, PM candidato a vereador em Itaboraí é baleado em São Gonçalo
Arma - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Candidato a vereador pelo Podemos em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, o policial militar Davi da Silva Palhares, de 38 anos, levou um tiro no tórax na cidade vizinha de São Gonçalo, no bairro Colubandê, na tarde desta sexta-feira. O estado de saúde é estável, informou o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), localizado próximo ao ocorrido. Mesmo baleado, ele chegou à unidade de saúde dirigindo e pedindo socorro.

Em nota, a Polícia Militar informou que, segundo o 7º BPM (São Gonçalo), um agente foi ferido próximo ao hospital, e que a ocorrência está em andamento. Já a Secretaria estadual de Saúde comunicou apenas que, de acordo com a direção do Hospital Alberto Torres, o "estado de saúde do paciente Davi da Silva Palhares é estável".

Na última postagem em seu perfil no Instagram, o PM em campanha disse que não iria “passar a mão na cabeça de vagabundo" e que iria "lutar pelas pessoas de bem”. O vídeo foi gravado por ele em uma comunidade de Itaboraí. Segundo o candidato, a população local sofre com barricadas armadas pelo tráfico que impedem o “direito de ir e vir”.

Veja a nota da Polícia Militar:

“De acordo com informações preliminares encaminhadas pelo comando do 7º BPM (São Gonçalo), a equipe foi informada pelo policial da sala de permanência no Hospital Estadual Alberto Torres, que um policial militar, candidato a vereador em Itaboraí, foi ferido por disparos próximo ao hospital. A ocorrência está em andamento”.

Outro candidato baleado

Candidato a vereador de Tanguá, cidade vizinha a Itaboraí e Rio Bonito, Welinton de Aguiar Mendonça — conhecido como Welinton do Uber (PSB) — foi encontrado morto a tiros na noite da última segunda-feira no bairro Bandeirantes 2, na cidade em que concorre. Segundo a Polícia Militar, agentes do 35º BPM (Itaboraí) foram acionados “para verificar uma ocorrência de homicídio”, e encontraram o candidato morto dentro de um carro modelo Voyage.

O local foi isolado para a perícia e a investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). De acordo com a Polícia Civil, diligências estão em andamento para identificar a autoria e a motivação do crime. “Os agentes ouvem testemunhas e buscam imagens de câmeras de segurança da região.” O candidato não relatou qualquer tipo de ameaça ou intimidação a pessoas próximas na campanha.

A hipótese de latrocínio está descartada, já que nenhum pertence de Welinton teria sido levado, segundo o “RJ1”, da TV Globo. A principal linha de investigação é a de execução.

Aos 40 anos, o candidato concorria pela terceira vez a um cargo como vereador. Nas outras duas tentativas, em 2016 e 2020, concorreu pelo PRTB e pelo Avante, respectivamente, mas acabou como suplente nos dois pleitos.