Internacional
EUA acusam Rússia de gastar milhões para influenciar eleitores americanos
O governo dos Estados Unidos acusou o presidente russo Vladimir Putin de orquestrar uma campanha secreta para influenciar a próxima eleição presidencial dos EUA e corroer o apoio internacional à Ucrânia, culpando o Kremlin por mirar os eleitores americanos com propaganda política e desinformação.
A campanha de influência, disse o procurador-geral Merrick Garland durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, 4, envolveu o círculo interno de Putin e incluiu um esquema para direcionar empresas de relações públicas russas a promover narrativas patrocinadas pelo estado para influenciar a corrida presidencial.
O Departamento de Justiça anunciou a apreensão de mais de 30 domínios de internet que, segundo ele, estavam sendo usados como armas pelo governo russo para direcionar esforços de influência maligna contra os EUA. Ele identificou Sergei Kiriyenko, um antigo assessor sênior de Putin, como supervisor dos sites de internet, que foram projetados para aparecer aos leitores como os principais sites de notícias dos EUA, mas estavam, na verdade, cheios de propaganda russa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
3FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL
Gigante do mercado financeiro global faz alerta à UE sobre uso de ativos russos