Economia

Detran promove Dia D, na segunda-feira (9), com atendimento prioritário para pessoas com deficiência

Estarão abertas inscrições para cursos de mecânica e direção para PCDs

Agência O Globo - 04/09/2024
Detran promove Dia D, na segunda-feira (9), com atendimento prioritário para pessoas com deficiência
Justiça Eleitoral do Rio muda de lugar 53 zonas eleitorais na capital, Baixada e interior - Foto: Reprodução/internet

Na próxima segunda-feira (9), o Detran.RJ promoverá o Dia D. Será a terceira edição, este ano, do projeto que concede atendimento prioritário nos postos para pessoas com deficiência. O evento também ocorre em celebração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Estarão disponíveis em todos os postos, para atendimento prioritário e sem agendamento prévio, serviços de identificação civil. Já os serviços veiculares serão oferecidos no posto Detran Acessível - PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho (com entrada pela Rua Idalina Senra 35, em São Cristóvão). Serviços de habilitação poderão ser solicitados em diversos postos, com exceção de Fonseca (Niterói), Neves (São Gonçalo), Pinheiral, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco, Itaocara, Miracema, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Mendes, Paty do Alferes, Valença, Vassouras, Areal, Japeri, Paracambi, Maré, Parque Maré, Ceasa São José do Vale do Rio Preto e Jacarezinho. Além desses serviços, a Fundação Leão XIII dará orientações para o requerimento do Vale Social.

Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência. Interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para cada serviço que desejam.

Cursos para PCD

No posto Detran Acessível - PCD, das 8h às 16h, o departamento vai oferecer ainda o curso Oficina sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis, e inscrições para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem precisa de carro adaptado e quer tirar a primeira habilitação. As vagas são limitadas.

Dezoito Ciretrans também receberão cadastros para o programa de direção:

Niterói: Rua Desidério de Oliveira, Centro

Campos dos Goitacazes: Rua Barão de Miracem 246, Centro

Nova Iguaçu: Avenida Abílio Augusto Távora 1111, Sl 4080/81, Shopping Nova Iguaçu

Petrópolis: Rua: Tereza 1515, Condomínio Shopping ABC, Alto da Serra

Duque de Caxias: Avenida Brigadeiro Lima e Silva 23, 25 de agosto

Araruama: Avenida Getúlio Vargas, Parque Hotel, ao lado da UPA

Teresópolis: Rua Joseppha Copelo 390, Bairro de Fátima

Pádua: Parque de Exposições Governador Antônio de Pádua Chagas Freitas / Rodovia Prefeito Renato de Alvim Padilha 3034, Alto das Sete Moças

Três Rios: Rua Prefeito Joaquim José Ferreira 28, Centro

São João de Meriti: Rua Defensor Publico Zilmar Pinnaud, Jardim Meriti

Cabo Frio: Rua Meira Junior, Centro

Angra dos Reis: Rua Poeta Brasil dos Reis

Rio Bonito: Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira 39

Barra do Piraí: Avenida Prefeito Iago José Castro Valéria 452, Oficinas Velhas

Miracema: Avenida Deputado Luís Fernando Linhares 1010, Centro, Parque de Exposições Jamil Cardoso

Itaboraí: Avenida 22 de Maio, Terminal Corderte, Venda das Pedras

Mesquita: Rua Juliana 478, Santo Elias

Seropédica: Avenida Rita Batista 11, Bairro Dom Bosco/ KM 40

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar o comprovante, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.