Internacional

Membro da Marinha dos EUA é detido na Venezuela

Militar não estava em viagem oficial e nem tinha licença aprovada para visitar o país; Departamento de Estado tem aconselhado americanos a evitarem Caracas como destino por 'alto risco de detenção injusta'

Agência O Globo - 04/09/2024
Membro da Marinha dos EUA é detido na Venezuela
Membro da Marinha dos EUA é detido na Venezuela - Foto: Reprodução/internet

Um membro da Marinha dos Estados Unidos foi preso pelas forças de segurança na Venezuela, anunciou o Pentágono nesta quarta-feira. O marinheiro foi detido na semana passada, por volta do último dia 30, pelas autoridades do país sul-americano. Ele não estava em viagem oficial e nem tinha licença aprovada para visitar o país, informou a imprensa americana.

"A Marinha dos EUA está investigando isso e trabalhando em estreita colaboração com o Departamento de Estado", disse o Pentágono em um comunicado citado pela Associated Press. Segundo um funcionário sob condição de anonimato à CNN, o marinheiro está sendo mantido pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin). Não ficou claro por que ele viajou ao país.

O Departamento de Estado foi acionado para perguntas adicionais e informou a rede americana que está "cientes dos relatos da detenção de um indivíduo". O departamento tem alertado os americanos contra viagens à Venezuela por motivos que incluem crime, agitação e detenção injusta.

"Há um alto risco de detenção injusta de cidadãos americanos na Venezuela. As forças de segurança detiveram cidadãos americanos por até cinco anos. O governo dos EUA geralmente não é notificado sobre a detenção de cidadãos americanos na Venezuela nem tem acesso a cidadãos americanos presos no país", disse o aviso de viagem do departamento para a Venezuela.

A detenção ocorre meses após um caso similar na Rússia, quando um soldado americano foi preso ao viajar ao país para visitar a namorada.

*Em atualização