Política

Quaest: Paes vai a 60%, amplia vantagem e dispara na eleição do Rio

Adversários do prefeito não chegam sequer aos dois dígitos

Agência O Globo - 28/08/2024
Quaest: Paes vai a 60%, amplia vantagem e dispara na eleição do Rio
Eduardo Paes - Foto: Agência Brasil

A primeira pesquisa Quaest sobre a eleição do Rio desde o início oficial da campanha, divulgada nesta quarta-feira (28), mostra o prefeito Eduardo Paes (PSD) com 60% das intenções de voto, quase o triplo dos adversários somados. A vantagem aumentou em relação ao cenário do último levantamento. Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo com 9%, e Tarcísio Motta (PSOL) vem em terceiro com 5%.

Em comparação com o último levantamento do instituto, de julho, Paes cresceu superlativos 11 pontos, e Ramagem caiu quatro, enquanto Tarcísio oscilou dois para baixo. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, o movimento do psolista se deu dentro dela. Considerou-se, aqui, o cenário da pesquisa de julho em que a única candidatura testada e que não foi registrada era a de Dani Balbi (PCdoB).

Também por causa da margem, há empate técnico entre Ramagem, Tarcísio e Cyro Garcia (PSTU), que tem 3%.

Além de a pesquisa ser a primeira desde o início da campanha, no dia 16, também é a única desde o debate da Band, realizado no dia 8, e das sabatinas dos candidatos em diferentes veículos da mídia.

Ainda não começou, contudo, a propaganda eleitoral na TV e no rádio, veiculada a partir desta sexta-feira. Paes e Ramagem terão tempos parecidos, com vantagem de apenas dois segundos para o candidato do PL.

Contratada pela TV Globo, a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-08084/2024. Foram ouvidos 1140 cariocas entre os dias 25 e 27 de agosto. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de três pontos.