Internacional

Promotores pedem pena de morte para 50 réus em julgamento de golpe no Congo

Ataques coordenados aos políticos no poder, foram realizados em maio

Agência O Globo - 27/08/2024
Promotores pedem pena de morte para 50 réus em julgamento de golpe no Congo
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após várias audiência judiciais, os promotores do julgamento de uma suposta tentativa de golpe de Estado na República Democrática do Congo pediram, nesta terça-feira (27), que 50 réus presos e acusados de envolvimento no crime, incluindo três americanos, sejam condenados à morte.

Pedofilia e satanismo: Tribunal holandês proíbe ex-policial de alegar conspiração em cidade

Vivo, morto: Pai é preso por fraudar morte para evitar pagar mais de 606 mil por pensão alimentícia

O crime ocorreu em 19 de maio, de acordo com o porta-voz do Exército congolês, Sylvain Ekenge, após ataques simultâneos de homens armados contra a presidência em Kinshasa, capital do país, e na casa próxima à de — na época, membro e hoje presidente do parlamento — Vital Kamerhe.

Todos os rebeldes capturados foram sentenciados à morte pelos procuradores, mas o tenente-coronel Innocent Radjabu, do Ministério Público, pediu aos juízes que um dos réus seja poupado, mas o nome desta pessoa não foi informado.

Além da inconstância política no país, as questões de saúde não deixam de abalar ainda mais a vida dos congoleses.

Este ano, houve mais de 15 mil casos de mpox no Congo e pelo menos 550 mortes, embora muitos casos não sejam diagnosticados ou tratados, se tornando o epicentro de uma emergência global de saúde declarada na semana passada.