Internacional
Putin acusa Ucrânia de tentar bombardear usina nuclear de Kursk à noite

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou a Ucrânia de tentar bombardear a usina nuclear de Kursk, localizada na região de mesmo nome, onde Kiev lançou uma ofensiva sem precedentes em 6 de agosto. Em reunião transmitida pela emissora estatal russa, Putin apareceu ao lado de membros de seu governo e dos governadores das regiões fronteiriças — e disse, sem provas, que "o inimigo tentou atacar" o local durante a noite.
O mandatário russo afirmou, ainda, que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "foi informada" e "prometeu enviar especialistas para avaliar a situação". Horas antes, um porta-voz do órgão afirmou à AFP que seu diretor-geral, Rafael Grossi, visitará a central nuclear de Kursk na próxima semana. O local está a cerca de 50 km dos combates entre os Exércitos da Rússia e da Ucrânia. Grossi disse estar "em contato com as autoridades competentes de ambos os países".
A AEIA solicitou "moderação máxima" na zona, após o início da ofensiva ucraniana em 6 de agosto, "para evitar um acidente nuclear que poderia ter graves consequências radioativas".
Em atualização.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
5OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió