Política

É falso vídeo que circulas nas redes sociais sobre suposta convenção de facção para apoiar Eduardo Paes

Montagem usa vídeo de campanha presidencial no Complexo do Alemão e reduz qualidade das imagens para enganar usuários

Agência O Globo - 22/08/2024
É falso vídeo que circulas nas redes sociais sobre suposta convenção de facção para apoiar Eduardo Paes

Nos últimos dias, um conteúdo falso sobre uma suposta convenção da facção Comando Vermelho (CV) para apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD) passou a ser compartilhado nas redes. Apenas no X, pelo menos 36 postagens foram feitas com o mesmo texto — uma delas soma, sozinha, mais de 300 mil visualizações.

PCdoB é o partido com maior proporção de candidaturas negras, enquanto PL tem a maior fatia de brancos

PCdoB é o partido com maior proporção de candidaturas negras, enquanto PL tem a maior fatia de brancos; veja o ranking

O texto inverídico ainda diz que o PT estaria junto dos criminosos para chancelar Paes. A postagem é acompanhada de um vídeo gravado durante um comício na campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. As imagens originais estão disponíveis no Youtube e mostram que a motociata aconteceu em 12 de outubro de 2022 na Estrada do Itararé.

A qualidade da gravação original foi reduzida para tentar evitar que o usuário identifique que as bandeiras carregadas pelos motociclistas levam o nome de Lula (PT) e do então candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB). Questionado sobre o conteúdo falso que vem sendo compartilhado, Paes pediu à população atenção ao que veem nas redes.

— Infelizmente, tem gente que não tem argumento e vai ficar inventando história. A gente espera que as pessoas tenham a capacidade de discernir, de identificar essas fake news e os vídeos enganadores. Tenho uma história de muita atuação contra delinquentes bandidos, sejam eles traficantes ou milicianos — disse.

Procurado, o X não retornou o contato.