Economia

Plano de saúde: até quando usuário da Amil no Rio poderá ser atendido na Rede D'Or?

Clientes da operadora deixarão de ser atendidos nas unidades Copa D’Or, Quinta D’Or e Jutta Batista, no Rio

Agência O Globo - 19/08/2024
Plano de saúde: até quando usuário da Amil no Rio poderá ser atendido na Rede D'Or?

Os clientes da operadora de saúde Amil serão atendidos em três hospitais da Rede D'Or no Rio somente até o dia 17 de setembro. As unidades deixarão de fazer parte da rede credenciada da empresa. O anúncio do descredenciamento foi feito no fim de julho.

Desde então, a Amil vem tentando ampliar as alternativas de atendimento hospitalar aos usuários, já que os beneficiários deixarão de ser atendidos no Copa D’Or, em Copacabana, no Jutta Batista, em Botafogo, e no Quinta D’Or, em São Cristóvão.

Para isso, a Amil acrescentou mais quatro hospitais às alternativas que já haviam sido listadas, conforme a cobertura prevista em cada contrato.

Entraram o Samaritano e o Vitória, na Barra da Tijuca, além de duas unidades para reforçar o atendimento pediátrico: Prontobaby Hospital da Criança, na Tijuca, e o Centro Pediátrico da Lagoa.

Veja a lista da Amil em hospitais alternativos

Na Zona Sul:

Samaritano, em Botafogo

Pró-Cardíaco, em Botafogo

Hospital e Maternidade Santa Lúcia, em Botafogo

São Lucas, em Copacabana

Casa de Saúde São José, no Humaitá

Centro Pediátrico da Lagoa

Na Zona Norte:

Pasteur, no Méier

São Vicente de Paulo, na Tijuca

Pan-Americano, na Tijuca

Prontobaby Hospital da Criança, na Tijuca

Na Barra da Tijuca:

Vitória

Samaritano

Pediatria

Com a suspensão do Jutta Batista, para garantir atendimento de emergência e internação pediátricas na Zona Sul do Rio, a operadora está ampliando o credenciamento de serviços de pediatria que contem com especialistas 24 horas.

A queda de braço entre as duas empresas

Fontes de mercado avaliam que a atitude da Rede D’Or está ligada à negociações sobre valores de remuneração por prestação de serviços aos usuários da Amil. Procurada, a operadora explicou em nota que “o reajuste financeiro dos contratos de prestação de serviços com os respectivos hospitais já havia sido acordado e assinado em maio de 2024”.

Destacou ainda manter 70 unidades do grupo hospitalar credenciados pelo país, seguindo aberta ao diálogo com o parceiro.

Após ter sido comunicada da decisão do descredenciamento, a Amil teria contatado a Rede D’Or para saber se haveria algum ponto a ser revisado e que estivesse relacionado à decisão, conta uma fonte próxima às negociações.

O grupo de hospitais, contudo, teria mantido a decisão sem elencar justificativas ou reabrir conversas, diz uma pessoa com conhecimento das tratativas: “Foi sui generis porque, geralmente, há uma notificação (do descredenciamento) e, na sequência, uma renegociação entre as partes”.

O que diz a Rede D’Or

Procurada, a Rede D’Or informou que mantém diálogo aberto com a Amil.

O setor de saúde suplementar vem passando por movimentos de consolidação transversais. A Rede D’Or, maior grupo em hospitais em rede aberta no país, por exemplo, adquiriu a SulAmérica, que é uma seguradora de saúde.

Em junho passado, a Amil fechou um acordo com a Dasa, reunindo 25 hospitais dos dois grupos e dando origem a um dos maiores no país, ficando atrás apenas da líder do setor.

A disputa entre Amil e Rede D’Or não é de agora. Em meados de 2019, a operadora decidiu descredenciar 17 unidades do grupo hospitalar no país, sete deles no Rio de Janeiro. Na época, a explicação foi de que a decisão foi motivada por uma divergência sobre a forma de pagamento.

Número de usuários

Em junho daquele ano, a Amil somava 3,45 milhões de beneficiários em planos de assistência médico-hospitalar, segundo dados da ANS. Em dezembro, a carteira encolhera para 3 milhões. Dois anos depois, os dois grupos retomaram as relações comerciais.

No fim de 2023, a Amil foi comprada por José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp, com R$ 9 bilhões em passivos. De lá para cá, a Amil assumiu a gestão da carteira da Golden Cross, um caminho para ampliar a escala da operação.