Internacional

Magnata britânico da tecnologia Mike Lynch está entre os desaparecidos em naufrágio de superiate de luxo na Itália

Entre os 12 passageiros e dez tripulantes que estavam a bordo da embarcação, vários continuam desaparecidos; A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada

Agência O Globo - 19/08/2024
Magnata britânico da tecnologia Mike Lynch está entre os desaparecidos em naufrágio de superiate de luxo na Itália

O magnata britânico da tecnologia Mike Lynch está entre os desaparecidos no naufrágio de um iate de luxo ocorrido na madrugada desta segunda-feira perto de Palermo, na ilha italiana da Sicília, segundo uma fonte próxima das operações de resgate. Segundo as autoridades italianas, mergulhadores dos bombeiros chegaram a 57 metros de profundidade e, pelas janelas da embarcação, viram cadáveres.

Leia mais: Submarino desaparece sob a 'Geleira do Juízo Final', na Antártica, após descobrir estruturas estranhas

Veja também: Violentos ataques de golfinhos arruinam o verão em popular área de praia japonesa

A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, disse a mesma fonte. Entre os 12 passageiros e dez tripulantes que estavam a bordo da embarcação, vários continuam desaparecidos, segundo a imprensa italiana.

O corpo de um homem foi encontrado ao lado da embarcação, que tinha 22 pessoas a bordo. Segundo as autoridades italianas, mergulhadores dos bombeiros chegaram a 57 metros de profundidade e, pelas janelas da embarcação, viram cadáveres.

Segundo o jornal Corriere Della sera, o barco afundou enquanto quase todos os passageiros estavam em suas cabines. Muitos conseguiram sair dos quartos para pular no mar até serem resgatados por barcos de patrulha da guarda costeira e de outras agências, barcos de pesca e velejadores.

Segundo algumas testemunhas contaram à ANSA, o barco ainda estava fundeado em frente ao porto quando eclodiu o tornado . Com a âncora ainda baixada, a tempestade teria quebrado o mastro da vela, desequilibrando a embarcação o que provocou o naufrágio. Havia dois veleiros no porto e seria o outro navio que resgataria o Bayesiano.

Outro veleiro foi a primeira embarcação a chegar no local do naufrágio. A tripulação do barco com bandeira holandesa estava perto do que afundou e ajudou a resgatar os 15 sobreviventes, incluindo um bebê de um ano.

Os sobreviventes foram levados à costa em Porticello, onde oito foram hospitalizados. Sete pessoas estavam inicialmente reportadas como desaparecidas, incluindo o cozinheiro do navio, quatro britânicos, dois americanos e um canadense.

Um helicóptero e barcos de resgate da guarda costeira, bombeiros e serviço de proteção civil estavam no local buscando os desaparecidos e localizaram o naufrágio a uma profundidade de 50 metros.

O Bayesian pode acomodar até 12 hóspedes em uma configuração de seis camarotes. Com 1.500 metros quadrados de vela, ele pode atingir velocidades de 15,5 nós.