Geral
'Luto oficial': saiba o que significa e quais são as mudanças com publicação do governo em casos de mortes de personalidades
Governo Federal e os estados do Rio de Janeiro e São Paulo homenagearam Silvio Santos
Com o falecimento do apresentador e empresário Silvio Santos, 93, neste sábado, o governo brasileiro decretou um luto oficial de três dias, publicado em edição extra do Diário Oficial da União. "É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro", diz o decreto.
Testamento: Como Silvio Santos dividiu a herança milionária para as filhas e a mulher
'Vou me aposentar e morrer': Em 2003, Silvio Santos anunciou falsa doença terminal e chocou o país
É feriado? Ponto facultativo? Na verdade, não. Apesar da decisão não ser tão incomum assim e já ter sido tomada no caso de outras mortes de pessoas famosas, muitos brasileiros ainda têm dúvida sobre o que configura a situação e como ela impacta o dia-a-dia das pessoas.
O "Luto Oficial" é uma homenagem simbólica utilizada pelo governo brasileiro para celebrar a vida de uma pessoa que foi relevante para a nação. Assim, apesar de ser um evento marcado por bandeiras hasteadas a meio mastro em órgãos públicos, e em alguns casos com pronunciamentos oficiais do presidente da República, não há feriado, nem ponto facultativo. Dessa maneira, repartições públicas, bancos, comércios, escolas e universidades não registram mudanças no funcionamento.
Após a morte de Silvio Santos, a homenagem de luto oficial também foi realizada pelos estados e capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. O governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes decretaram luto oficial de três dias no estado e no município do Rio pela morte do comunicador. Os decretos foram publicados neste sábado, no Diário Oficial. Silvio nasceu na cidade do Rio de Janeiro.
Já em SP, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), lamentaram a morte de Silvio Santos e decretaram luto de sete dias na cidade e no estado.
Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados