Alagoas
Secult adere à campanha Agosto Lilás e destaca papel da cultura no combate à violência contra a mulher
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult)
se uniu à Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) na
Campanha Agosto Lilás, que visa prevenir o feminicídio e conscientizar sobre a
violência contra a mulher. A iniciativa tem como foco uma abordagem educativa,
promovendo palestras e rodas de conversa para sensibilizar a população sobre os
diferentes tipos de violência e desconstruir estereótipos de gênero. A campanha
busca, também, empoderar meninas e mulheres para que reconheçam seus direitos.
O Agosto Lilás está alinhado com o movimento nacional Feminicídio Zero, liderado pelo Ministério das Mulheres. A Secult disponibilizou o material da campanha, desenvolvido pela Semudh, em todos os seus equipamentos culturais com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher. O material é utilizado para apoiar atividades educativas e culturais, que visam sensibilizar a comunidade sobre os diferentes tipos de violência de gênero e incentivar a construção de uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres.
“A campanha Agosto Lilás é fundamental para conscientizar e combater a violência contra as mulheres. Nós, da Secult, estamos unidos à Semudh e ao Ministério das Mulheres para reforçar nosso compromisso com o Feminicídio Zero”, afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, em vídeo divulgado nas redes sociais.
“O papel da cultura é fundamental para transformar mentalidades e promover o respeito às mulheres em nossa sociedade. Por meio da arte e da cultura, podemos educar, inspirar e mobilizar a população contra todas as formas de violência”, completou a secretária.
A gestora também destacou o trabalho do governador Paulo Dantas. “É essencial reconhecer o empenho do governador Paulo Dantas, que tem liderado iniciativas decisivas para enfrentar e combater a violência contra a mulher em Alagoas. Sob sua liderança, o governo tem implementado políticas e programas fundamentais para garantir a proteção e o apoio às vítimas”.
A campanha marca o mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher e o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. Entre os objetivos da campanha estão conscientizar a população e reforçar o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - como canal para busca de ajuda, informações e registro de denúncias.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados