Esportes

Cruzeirenses são flagrados rasgando notas e atirando em direção a torcedores do Boca Juniors

Jogo também teve registro de um argentino imitando macaco para a torcida do Cruzeiro

Agência O Globo - 16/08/2024
Cruzeirenses são flagrados rasgando notas e atirando em direção a torcedores do Boca Juniors

A vitória do Boca Juniors (1 a 0) sobre o Cruzeiro, pela ida das oitavas de final da Sul-americana, foi marcada por acusações dos dois lados em relação ao comportamento da torcida. Enquanto um argentino foi flagrado fazendo gesto de macaco em direção aos brasileiros, o que levou o clube mineiro a emitir uma nota oficial, cruzeirenses foram filmados rasgando o que supostamente são notas de dinheiro e lançando-as sobre os xeneizes.

O vídeo viralizou nas redes sociais entre os argentinos. Ele mostra os cruzeirenses numa tribuna superior da Bombonera. Eles rasgam papéis e os atiram sobre os torcedores do Boca, que estão no setor inferior. O gesto é considerado um ato discriminatório pela Conmebol, que pode abrir procedimento para apurar o caso.

"Eles cospem em você e rasgam suas contas. Mas se alguém coça a axila, fecha metade do campo. Meio estranho, certo?", diz o torcedor que publicou o vídeo.

O desabafo, contudo, expõe o outro lado da questão: o racismo. Mais uma vez um jogo de torneio da Conmebol teve registro de torcedores imitando macacos. O ato também foi cometido dentro da Bombonera.

Por meio de nota, o Cruzeiro condenou o racismo sofrido por seus torcedores. "Precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é crime e uma luta de todos", cobrou o clube.

Este foi o terceiro jogo na semana marcado por denúncias de racismo. O mesmo ocorreu em Botafogo x Palmeiras, no Nilton Santos, onde torcedores alvinegros foram gravados imitando macaco. Em Buenos Aires, torcedores do San Lorenzo fizeram o mesmo em direção à torcida do Atlético-MG. Ambas as partidas foram disputadas pela Libertadores e resultaram numa abertura de expediente pela Conmebol.