Esportes
Novo estádio e final da Libertadores: veja os planos do Bolívar, adversário do Flamengo, para o seu centenário
Clube vem usufruindo de parceria com Grupo City para subir de patamar em 2025, quando completa 100 anos de história

Buscando o tetracampeonato, o Flamengo inicia sua jornada no mata-mata da Libertadores contra o Bolívar-BOL, nesta quinta-feira, às 21:30, no Maracanã. De maneira surpreendente, o seu próximo adversário conseguiu ficar na frente do rubro-negro no Grupo E da competição e, como consequência, irá decidir a classificação dentro de casa. O resultado já demonstra a evolução da equipe boliviana nos últimos anos. O clube tem um projeto ambicioso para 2025, quando completa 100 anos de história, que conta com novo estádio e até a missão de chegar à final da maior competição sul-americana.
'Vexatório': após abaixo-assinado contra competidora de breaking, Comitê Olímpico Australiano se manifesta
Em janeiro de 2021, o Bolívar realizou uma movimentação que já demonstrava o ensejo por objetivos grandiosos, quando fechou uma parceria com o Grupo City que consiste em uma espécie de consultoria. O clube pode buscar conselhos sobre metodologias dentro do futebol, que vão de treinamentos a olheiros, até estratégia de desenvolvimento de jovens.
Apesar de não ter sido comprado pela empresa do xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da Família Real de Abu Dhabi e Ministro dos Assuntos Presidenciais para os Emirados Árabes Unidos., como é o caso de Manchester City-ING e Bahia, o Bolívar tem acesso à estrutura de organização, plataforma de dados do futebol e estratégias utilizadas pelas demais equipes do Grupo City.
É por meio desta parceria, que o Bolívar passou a aumentar os investimentos e se estruturar para chegar ao ano de seu centenário em outro patamar. O grande projeto para 2025, é a inauguração do novo estádio: uma arena para mais de 20 mil pessoas.
A nova casa do clube está sendo construída no mesmo local do antigo Estádio Libertador Simón Bolívar, localizado no bairro Tembladerani, em La Paz. O projeto da arena vai muito além de apenas receber partidas da equipe boliviana. Ela contará com restaurantes, lojas e salas de eventos, além de ter a capacidade de sediar shows.
Veja projeto do novo estádio do Bolívar;
O estádio é o grande pilar do projeto ambicioso do Bolívar. No entanto, a sua estruturação não se limita apenas à sua nova casa. O clube já tem um CT quase todo pronto, localizado em uma montanha na zona de Ananta, no sul de La Paz. Nele, foram investidos cerca de US$ 6 milhões (R$ 33 milhões na cotação atual), sem participação do Grupo City.. O Centro de Alto Rendimento Guido Loayza conta três campos, uma área de saúde e preparação física moderna, além de toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos atleta.
Para concretizar tudo que foi planejado para o centenário do clube mais tradicional da Bolívia, dependerá do resultado esportivo. O Bolívar tem como grande meta chegar à grande decisão da Libertadores, em 2025, pela primeira vez na sua história. O melhor desempenho da equipe na competição, até o momento, aconteceu há 10 anos atrás. Na ocasião, conseguiu chegar à semifinal em edição que também enfrentou o Flamengo, apenas na fase de grupos.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Em nota, PM afirma que jovem Lincoln atirou contra guarnição, mas que irá apurar a atuação policial
-
5MORTE
Advogado de Arapiraca morre afogado em Paia de Jequiá da Praia neste sábado (03)