Geral

Parque de vilões, cruzeiro, voo de Tony Stark: Disney anuncia investimento de R$ 330 bilhões em novas atrações; saiba quais

Empresa anunciou maior expansão do parque Magic Kingdom até então; verba será distribuída ao longo de 10 anos

Agência O Globo - 13/08/2024
Parque de vilões, cruzeiro, voo de Tony Stark: Disney anuncia investimento de R$ 330 bilhões em novas atrações; saiba quais
Disney

A Disney revelou uma série de novas atrações para seus parques temáticos, incluindo sua primeira área dedicada a vilões de filmes e a duplicação do Avengers Campus, dos Vingadores, na Califórnia, como parte de uma extensa expansão de seus negócios de resorts. Os projetos foram anunciados durante a convenção bienal D23 da empresa, realizada neste fim de semana em Anaheim, Califórnia. A Disney divulgou planos de longo prazo para sua unidade de parques e resorts em setembro passado, que incluíam dobrar o investimento de capital para US$ 60 bilhões (R$ 330 bilhões) ao longo de 10 anos. Agora, está fornecendo detalhes muito aguardados.

Leia também: Bilheteria mundial de 'Deadpool & Wolverine' chega a US$ 1 bilhão e Marvel lança vídeo para celebrar

Direitos autorais: Família de Isaac Hayes vai processar Donald Trump em US$ 3 milhões por uso não autorizado de música

A empresa está construindo quatro novos navios de cruzeiro — além de quatro outros que havia anunciado anteriormente — quase triplicando o tamanho de sua frota atual até 2031. O Magic Kingdom, o principal parque temático da Disney na Flórida, passará pela maior expansão em seus 53 anos de história, com uma nova "terra" dedicada aos vilões clássicos da Disney e outra focada nos filmes "Carros" da Pixar. O Disneyland Resort na Califórnia adicionará dois passeios temáticos de super-heróis, uma atração aquática "Avatar", o primeiro passeio "Coco" da empresa e um show na Main Street, EUA, estrelado por um Walt Disney animatrônico.

A área dedicada aos vilões estará no Magic Kingdom do Walt Disney World na Flórida. O espaço será aproximadamente do mesmo tamanho das vastas áreas temáticas de Star Wars e incluirá duas atrações, além de opções de compras e alimentação.

O Avengers Campus no Disney’s California Adventure em Anaheim ganhará duas novas atrações, incluindo um simulador de voo relacionado ao personagem Tony Stark, da Marvel. O parque também terá uma atração dedicada ao filme Coco, da Pixar, seguindo o personagem Miguel Rivera pela Terra dos Mortos.

“Estamos sonhando alto”, disse Josh D'Amaro, presidente da Disney Experiences, que inclui parques temáticos, Disney Cruise Line, videogames e produtos de consumo. “Estamos investindo em cada parte do nosso portfólio e expandindo limites à medida que transformamos o que poderia acontecer em realidade.”

A construção de todos os projetos começará nos próximos cinco anos, disse D’Amaro.

A Disney também está trabalhando em uma montanha-russa suspensa com tema de “Monstros S.A.” (com carros pendurados sob os trilhos), uma experiência de passeio “Encanto”, um passeio aquático “Rei Leão” e uma grande montanha-russa “Homem-Aranha”. A lista de projetos, que inclui novos desfiles noturnos e elaborados espetáculos ao ar livre que a Disney chama de “espetaculares”, continua.

Uma ressalva importante: os navios e expansões detalhados no sábado, embora muito caros, não somam US$ 60 bilhões. Essa soma também cobre passeios ainda secretos, hotéis resort e áreas de compras e restaurantes que a Disney está planejando para o longo prazo, junto com investimentos em tecnologia e infraestrutura.

Parte da oportunidade envolve áreas do mundo onde a Disney não pode (ainda) justificar a construção de um parque temático, disse o Sr. D'Amaro. A Índia, por exemplo, não tem riqueza de consumidores suficiente para sustentar um parque. Mas tem mais do que o suficiente para um navio de cruzeiro da Disney, um miniparque flutuante que pode atuar como um motor de marca na região.

Na Flórida, a Disney está enfrentando uma competição cada vez maior do Universal Orlando Resort, que está despejando bilhões de dólares em uma grande expansão que inclui um quarto parque de 750 acres e três novos hotéis. A Disney minimizou publicamente a ameaça dizendo que novas atrações em Orlando tendem a ajudar todo o mercado, mas a empresa está claramente levando isso a sério: no sábado, o Sr. D'Amaro anunciou pelo menos oito novos brinquedos do Disney World.