Internacional
Moradores fogem de cidade histórica ameaçada por incêndios florestais na Grécia

As autoridades da Grécia ordenaram aos moradores de Maratona, perto de Atenas, que deixem a cidade histórica ameaçada pelos pelos incêndios florestais, confirmaram os bombeiros na noite do domingo, 11. Os mais de 30 mil habitantes da cidade, localizada 40 quilômetros a leste da capital grega, foram obrigados a se deslocar para a cidade costeira de Nea Makri.
A Grécia lutava neste domingo contra vários incêndios florestais, que ameaçavam os arredores da capital.
Alguns, permaneciam fora de controle durante a noite. O porta-voz do Corpo de Bombeiros Vassilis Vathrakogiannis disse que os ventos atingiram a força de vendaval na região e as chamas ultrapassaram 25 metros de altura.
A fumaça cobriu parte de Atenas, no momento em que o país está em alerta para condições meteorológicas extremas, que devem se manter pelo resto da semana. Os incêndios levaram o primeiro-ministro, Kiriakos Mitsotakis, a interromper as suas férias e voltar para a capital.
As centenas de bombeiros equipados com 110 caminhões, 15 aviões e mais nove helicópteros, conseguiram controlar 33 dos 40 incêndios declarados nas últimas 24 horas, mas o os riscos permanecem elevados.
O ministro da Crise Climática Vassilis Kikilias disse que metade do país estará em "alerta vermelho" para os incêndios florestais até a quinta-feira.
O risco aumenta pelo clima quente e seco, combinado aos ventos fortes.
Junho e julho foram os meses mais quentes já registrados na Grécia, que também teve o inverno mais quente de sua história. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Mais lidas
-
1ORIENTE MÉDIO
Guerra com Irã pode arrastar os EUA para a 3ª Guerra Mundial, diz ex-assessor do Pentágono
-
2EUA
Trump realiza desejo de desfile militar, que ocorre com tranquilidade apesar de protestos
-
3ATAQUES
Israel ataca Iêmen para atingir líderes houthis em reunião secreta, dizem fontes
-
4PENHORA
Justiça penhora verba da Globo por dívida de TV de Fernando Collor em Alagoas
-
5CRIME BRUTAL
Vendedor de yakisoba é acusado de matar jovem e jogar corpo para cães devorarem, no Rio de Janeiro