Esportes

Mãe que acusa filho jogador de planejar morte da irmã foi acusada do mesmo crime, no México

Com passagens pela seleção, Carlos Salcedo perdeu a irmã, Paola, assassinada; ela e a mãe deles, María Isabel, teriam planejado morte de homem com quem disputavam herança

Agência O Globo - GLOBO 05/08/2024
Mãe que acusa filho jogador de planejar morte da irmã foi acusada do mesmo crime, no México

Uma nova polêmica familiar recaiu sobre o jogador de futebol do Cruz Azul, Carlos Salcedo, na última quinta-feira, depois de ter sido tornado público um documento no qual a sua própria mãe, María Isabel Hernández, e a sua irmã Paola (morta a tiros no dia 29 de junho) aparecem como acusadas por um tribunal pelo crime de homicídio qualificado no estado de Jalisco, no México. Segundo as informações, as duas mulheres estão envolvidas na morte de um homem com quem disputavam uma herança.

Morte da irmã é mais uma tragédia na família de Salcedo: ex-sogro do jogador também foi assassinado a tiros

Martha Paola: quem é a irmã do jogador de futebol Carlos Salcedo morta a tiros no México

Assassinada no México: irmã de Salcedo era apresentadora de TV e fez as pazes com jogador após briga no tribunal

O mandado de prisão concedido em Tonalá, em Jalisco, no dia 31 de janeiro, continua em vigor para a mãe do jogador de futebol, cuja figura ganhou destaque após o assassinato de sua filha Paola e depois de ela ter acusado em sua conta do Instagram — na qual tem mais de 32 mil seguidores — o seu próprio filho, responsabilizando ele e a esposa de serem “os autores intelectuais” do ataque à sua irmã.

Segundo as autoridades de Jalisco, Hernández e sua filha estariam supostamente envolvidas no assassinato de José Félix “N”, com quem tiveram uma disputa por uma herança. Além disso, a informação indica que uma testemunha afirmou que, em março de 2023, a jovem juntamente com outra pessoa interceptaram a vítima, insultaram-na e ameaçaram matá-la. Um dia depois desses acontecimentos, o homem foi assassinado.

Desde o assassinato de Paola Salcedo, antigas brigas e disputas familiares tornaram-se públicas e fizeram com que o jogador de futebol se ausentasse de partidas e ficasse fora dos holofotes, sem dar declarações sobre o caso. No dia 20 de julho, na partida do Cruz Azul contra o Toluca, o jogador se despediu de sua torcida e de seus companheiros, e dois dias depois o time anunciou a rescisão do contrato com Salcedo por “comum acordo”.

Martha Paola Salcedo, que tinha 29 anos, foi assassinada no dia 29 de junho em um circo no bairro El Arenal, no estado do México. Paola, apresentadora do programa esportivo Líderes del Rebaño, estava acompanhada do filho de quatro anos e de sua cuidadora. Na saída, dois homens em uma motocicleta – que permanecem detidos pelas autoridades da Cidade do México – tentaram agredi-la, atiraram seis vezes e fugiram. Segundo depoimentos divulgados pelas autoridades, os dois homens alegaram que faziam uso de drogas e decidiram então cometer o assalto.

No dia 16 de julho, a Promotoria do Estado do México entregou pessoalmente uma intimação ao jogador para depor como testemunha sobre o assassinato de sua irmã. Após as denúncias que apontavam para o possível envolvimento do jogador no crime, a polêmica cresceu e suspeitava-se que Salcedo tentava sair do país para jogar no exterior.

Salcedo: jogador que pediu para deixar clube após irmã ser assassinada no México já foi alvo de Inter e Palmeiras

A família Salcedo tem um longo histórico de polêmicas que começaram a se tornar públicas em 2015, quando o jogador acusou o pai, Carlos Joel Salcedo, de ameaças e má gestão financeira. Depois, em 2017, a família divulgou um comunicado em que negava as acusações e dizia ser uma família normal “que resolve os seus problemas em casa”. Em 2018, Carlos Salcedo publicou uma carta na qual acusava os pais e a irmã de terem feito um escândalo para o difamar.

“Sendo meu pai e representante, aproveitou-se da confiança que eu depositava nele para administrar indevidamente meus bens e interesses, sem minha autorização.” O jogador acrescentou que Carlos Joel Salcedo fez mal o seu trabalho como representante ao não ser claro sobre as contas dos outros jogadores de futebol, bem como ao vazar informações pessoais e confidenciais, motivo que levou ao distanciamento entre ambas as partes.

Sua irmã Paola também havia relatado um novo desentendimento com o irmão em 2018, quando tentou alertá-lo sobre uma suposta infidelidade por parte da sua mulher, Andrea, o que fez com que o jogador se distanciasse ainda mais dos pais e da irmã.