Geral
Qual é o melhor horário para a última refeição do dia? Especialistas respondem
Uma alimentação tardia pode gerar riscos como: má digestão, refluxo gastroesofágico, diabetes e até um aumento de peso

Sempre ouvimos dizer que não é bom deitar depois de comer, e realmente o estômago fica mais pesado e cheio após o jantar, por exemplo, e deitar fica mais difícil e até incomodo, mas qual é o melhor horário para as pessoas fazerem a última refeição do dia?
O corpo humano é projetado para que todos os processos biológicos e metabólicos aconteçam durante o período diurno, por isso, quando a consumação de alimentos acontece em um horário tardio, o processo metabólico é atrasado e pode gerar riscos de problemas diversos, como uma má digestão, refluxo gastroesofágico, diabetes e até um aumento de peso, visto que interfere diretamente no metabolismo.
Segundo especialistas, a última refeição deve ser feita entre 2 e 4 horas antes de dormir. Jantar cedo melhora a sincronização do nosso ritmo circadiano, promovendo uma digestão mais eficiente e um sono mais reparador.
Um estudo feito pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona apontou que o horário da última refeição pode alterar significativamente os riscos de uma pessoa desenvolver câncer de próstata ou de mama. As descobertas sugerem que comer antes das 21h ou deixar pelo menos um intervalo de duas horas entre o jantar e a hora de dormir pode reduzir o risco de cada câncer em 20%.
A pesquisa analisou o comportamento alimentar e de sono de 621 homens diagnosticados com câncer de próstata e 1205 mulheres com câncer de mama. O estudo destaca que foram excluídos casos de pessoas que fazem trabalho noturno, que, de acordo com análises anteriores, já estão naturalmente ligadas ao maior risco de desenvolver uma das doenças.
Em uma análise mais aprofundada, com o ajuste feito considerando todos os fatores que influenciam o risco de câncer, os resultados mostraram que indivíduos que jantavam antes das 21 horas ou pelo menos duas horas antes de dormir tinham um risco 26 vezes menor de desenvolver câncer de próstata e um risco 16% menor para o câncer de mama, em comparação com aqueles que comiam depois das 22h ou dormiam logo após a refeição.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição