Internacional

Tufão Gaemi chega à China e deixa quase 300 mil deslocados

Até o momento não houve relato de vítimas fatais em território chinês

Agência O Globo - 26/07/2024
Tufão Gaemi chega à China e deixa quase 300 mil deslocados

Autoridades na China retiraram quase 300 mil pessoas de suas casas e suspenderam os transportes públicos no Leste do país, nesta sexta-feira, pela chegada do tufão Gaemi, que deixou 25 mortos nas Filipinas e em Taiwan.

A tempestade atingiu Taiwan na manhã de quinta-feira, causando inundações na segunda maior cidade da ilha e deixando pelo menos cinco mortos.

Anteriormente, ao passar perto das Filipinas, o tufão agravou as chuvas sazonais e provocou inundações e deslizamentos de terra que mataram 20 pessoas.

Tufão Gaemi alaga ruas da capital filipina e ameaça Taiwan; veja fotos e vídeo

Navio-tanque com 1,4 milhão de litros de combustível afunda no litoral próximo à capital filipina

Embora enfraquecida, a tempestade atingiu a costa na quinta-feira por volta das 20h (hora local), na província chinesa de Fujian, informou a mídia estatal.

Antecipando chuvas torrenciais e inundações, as autoridades realocaram mais de 290 mil pessoas naquela província e fecharam transportes públicos, escritórios e escolas.

Na província vizinha de Zhejiang, a chuva e o vento já transformaram algumas ruas em rios e arrancaram árvores, segundo imagens transmitidas pela emissora estatal CCTV.

O tufão também deverá trazer fortes chuvas às províncias centrais de Jiangxi e Henan, informou a mídia estatal.

E a província de Guangzhou, a mais populosa da China, já suspendeu algumas ligações ferroviárias nesta sexta-feira, devido ao impacto esperado do tufão, informou a CCTV.

Citando o canal meteorológico oficial China Weather Network, a rede garante que a tempestade se deslocará para Noroeste e “enfraquecerá gradualmente” no seu caminho em direção a Jiangxi.

Até agora, não foram relatadas mortes, feridos ou pessoas desaparecidas devido à violência do tufão em território chinês.