Economia
Mais de 700 milhões de pessoas passam fome no mundo, diz ONU
Continente africano é o que mais afetado

Aproximadamente 733 milhões de pessoas passavam fome em 2023, o que significa que uma em cada 11 pessoas no mundo sofriam com o problema. Os dados são do relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI), publicado nesta quarta-feira pelas Nações Unidas.
O critério para que uma pessoa passe fome é a condição de subnutrição. O número salta para 2,312 bilhões de pessoas quando se considera insegurança alimentar moderada ou severa, no triênio de 2021 a 2023. É o equivalente a 29% da população mundial.
Segundo o relatório publicado nesta quarta-feira, a falta de acesso a alimentos seguiu crescendo na África, onde uma em cada cinco pessoas passa fome – 57,7% da população do continente enfrentam insegurança alimentar moderada ou severa –, ficou estável na Ásia e teve “progresso notável” na América Latina e no Caribe, como mostram os dados para o Brasil.
O relatório é anual e, desta vez, foi lançado no contexto da reunião ministerial no Brasil da Força-Tarefa do G20 para uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Segundo o estudo, o mundo está falhando em alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, Fome Zero, até 2030. Os dados indicam que houve retrocesso de 15 anos, com níveis de desnutrição comparáveis aos de 2008-2009.
A porcentagem da população que passa fome varia em cada parte do globo. Na África, por exemplo, o índice está aumentando (20,4%), enquanto permaneceu estável na Ásia (8,1%).
Mais lidas
-
1GOVERNO DE ALAGOAS
Com investimentos de R$ 32 milhões, Paulo Dantas autoriza construção do aeroporto de Penedo
-
2EMBAIXADA DO BRASIL
Brasileira cai durante trilha a vulcão e aguarda resgate na Indonésia
-
3DESAPARECIMENTO EM MACEIÓ
Irmãos desaparecidos são encontrados mortos às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió
-
4ACIDENTE
Tragédia na zona rural de Igreja Nova: Jovem morre após colisão entre moto e cavalo montado por duas pessoas
-
5CRIME
Comerciante é brutalmente assassinado em sua residência em Arapiraca