Esportes

Bilionário: reforço do Grêmio, Braithwaite, já esteve entre os mais ricos da lista da Forbes

Atacante dinamarquês tem empresa no setor imobiliário avaliada em aproximadamente U$ 280 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão na cotação atual)

Agência O Globo - 23/07/2024
Bilionário: reforço do Grêmio, Braithwaite, já esteve entre os mais ricos da lista da Forbes

O atacante dinamarquês Martin Braithwaite, de 33 anos, foi anunciado pelo Grêmio na segunda-feira. Sua contratação foi realizada para suprir o espaço deixado por Luis Suárez na posição de camisa 9 do time de Renato Gaúcho. A contratação, vista como inesperada, chama a atenção também pelo atleta ser um empresário de sucesso e ter uma fortuna acumulada que o colocou na lista da Forbes.

Olimpíadas 2024: Skatista brasileira Pâmela Rosa tieta Rafael Nadal na Vila Olímpica em Paris

Nada de 'Ratatouille': Paris faz 'limpeza completa' e instala armadilhas para conter ratos durante a Olimpíada

O centroavante tem uma empresa no setor imobiliário nos Estados Unidos. Segundo a revista, ele possui uma empresa com seu tio avaliada em aproximadamente U$ 280 milhões — cerca de R$ 1,6 bilhão na cotação atual. Ele e sua família entraram no ramo com um investimento de U$ 850 mil .

Em 2021, já acumulavam mais de U$ 10 milhões em ativos e U$ 60 milhões investidos em projetos em desenvolvimento.

Braithwaite deu início no futebol no Esbjerg fB, da Dinamarca, e por lá passou quatro temporadas. Em 2013, foi repassado ao Toulouse, da França, onde também jogou por quatro anos, até ser negociado com o Middlesbrough, da Inglaterra. No período na equipe inglesa, foi emprestado ao Bordeaux e ao Leganés.

No clube espanhol, se destacou até chamar a atenção do Barcelona que, em 2020, também perdia o uruguaio Luis Suárez. Passou três anos pelo clube catalão, atuando em 62 jogos, fez 10 gols e deu quatro assistências.

Com poucas oportunidades, saiu para rival Espanyol em 2022, que terminou o ano rebaixado para a segunda divisão. Na última temporada, foi o artilheiro da equipe, com 22 gols em 43 partidas, ajudando o time a terminar em quarto colocado e ficando com a terceira vaga para a elite do futebol espanhol ao vencer os playoffs.

Braithwaite também participou de duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022, além da Eurocopa de 2021. O jogador chega como mais uma opção de centroavante para Renato Portaluppi, que também conta com a contratação do Matías Arezo para a posição.