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Hitmaker, Estrela da Semana e Dono do Palco: entenda as novidades do 'Estrela da casa', novo reality da TV Globo

Ana Clara, Boninho e Rodrigo Dourado explicam com exclusividade ao GLOBO como será o programa, que estreia dia 13 de agosto. 'O que vai pesar mais: o artista ser muito bom ou ser uma pessoa legal?', questiona a apresentadora

Agência O Globo - 18/07/2024
Hitmaker, Estrela da Semana e Dono do Palco: entenda as novidades do 'Estrela da casa', novo reality da TV Globo

Cantar no chuveiro nunca fará tanto sentido quanto no “Estrela da casa”, novo reality show da TV Globo, com estreia marcada para o dia 13 de agosto na mesma faixa horária noturna ocupada pelo “Big Brother Brasil” (e com transmissão 24 horas para assinantes do Globoplay). Exibida ao vivo de domingo a domingo na Globo, a ideia da atração inédita, sob comando de Ana Clara, será justamente matar a sede da audiência por um programa de confinamento — nos moldes do BBB —, com apelo musical. Todos os 14 participantes serão desconhecidos do grande público, porém, artistas em potencial, com o sonho em comum de viverem do canto.

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Por 50 dias, o aspirante a estrela buscará planejar sua carreira, mostrando ao público toda a sua competência, com o lançamento semanal de um single que será crucial para o avanço no jogo (confira no quadro abaixo as principais dinâmicas do programa, que o GLOBO adianta com exclusividade). Mas, como aponta Boninho, diretor de gênero Variedades e Reality Shows, ser bom músico não bastará.

— Para conseguir mostrar o trabalho da melhor forma para todo o Brasil, os cantores precisarão lutar para se destacarem em dinâmicas e provas que não necessariamente estarão associadas à música — adianta ele. —Quem quiser ganhar precisará jogar e formar as alianças certas, porque também terá voto entre eles. E ainda encontrar a melhor maneira de conviver com os adversários e de cativar o público, tudo ao mesmo tempo.

O diretor, que também trabalhou no “Fama”, exibido entre 2002 e 2007 na TV Globo, ressalta a principal diferença entre os dois programas:

—A música não é o único elemento desta vez. “Estrela da casa” não é uma escola da música, está mais para uma grande arena. A proposta do “Fama” era a formação musical do cantor.

A grande questão que se impõe nesta dinâmica é: o público se apaixonará pelos artistas ou pelas pessoas por trás do talento? Ana Clara conta que está ansiosa para descobrir:

—Em outros programas, percebemos que as pessoas veem só o participante. No “Estrela da casa”, o fator música cria uma carga. O que vai pesar mais: o artista ser muito bom ou ser uma pessoa legal? Você pode adorar o que um cantor apresenta no palco e achar ele um bobo. Acontece, né?

O processo seletivo dos concorrentes seguiu a cartilha das 24 edições do “Big Brother Brasil”: histórias de vidas distintas, que sejam determinantes nas tomadas de decisão durante o jogo. Isso guiou a equipe depois da peneira feita por produtores ligados à música, essenciais num momento inicial.

— O primeiro critério de seleção foi o musical — diz Rodrigo Dourado, diretor artístico do “Estrelas da casa” e também do BBB. — Aí entrou em ação nosso time de produtores musicais, que foram conhecer esses novos artistas, que amam cantar e querem ficar conhecidos. Depois, nos dedicamos para o olhar do confinamento: personalidades, histórias e características que os tornam únicos. Algo fundamental, porque essas diferenças geram identificação e tornam o grupo cativante. Isso também, naturalmente, resulta em alianças e conflitos e movimentam a convivência.

Respeitável público

E cria também as torcidas, tão populares e essenciais nos reality shows. Elas terão poder no “Estrela da casa” em mais de um momento da semana. Não somente na eliminação, como também na escolha do chamado Hitmaker. O posto tem a ver com os singles dos participantes. Cada um levará para a casa oito singles do seu estilo pessoal. Toda quarta-feira, uma canção será colocada em plataformas digitais, e quem tiver mais plays receberá o direito de se apresentar num show com a presença de um pequeno auditório, na área externa. Curiosidade: a casa da nova estrela do país está sendo erguida no mesmo local onde é construída a do BBB, mas com cômodos diferentes, como um estúdio de gravação, por exemplo.

As visitas não estarão restritas a esta plateia ocasional. Está prevista, semanalmente, a participação de nomes importantes da indústria musical e artistas consagrados para incrementar a experiência — de quem está do lado de lá e de cá da TV.

— Cantores famosos participarão de diferentes maneiras, e uma delas é como convidados para trocas de experiências — conta Dourado. —Todo grande artista teve um começo, e é isso que eles compartilharão com nossos participantes. Tudo de maneira bastante intimista. Esse tipo de encontro já acontece no mercado musical.

O grande vencedor, que será conhecido em 1º de outubro, dia da grande final, ganhará R$ 500 mil e um contrato com a Universal Music, gravadora que gerenciará sua carreira e uma turnê por todo o Brasil.

— Lógico que terá o prêmio em dinheiro e tudo mais, mas estamos falando de um sonho comum a todos — diz Ana Clara. — A vontade de viver da música, algo tão difícil no nosso país.

No ritmo

Jogo novo, regras novas. De domingo a domingo, ao vivo, o programa “Estrela da casa” apresentará dinâmicas originais para o público aprender, engajar e torcer. A seguir, alguns dos “postos” mais importantes do novo reality da Globo e alguns desafios para os participantes.

‘Hitmaker’.

Na casa mais musical (e vigiada) do Brasil, a semana começará na quarta-feira, quando os artistas lançarão um single de seu repertório. A partir daí, começará a contagem: quem terá mais plays nas plataformas de áudio até domingo? No programa ao vivo, depois do Fantástico, Ana Clara anunciará quem é o “hitmaker” da semana, aquele que fisgou a audiência e ganhará uma vaga no show semanal.

Estrela da semana

Para fazer sucesso na música, não bastará ter um hit, será preciso entender de business também. E a “estrela da semana” será o vencedor das dinâmicas que lidam com desafios da indústria. Às quintas-feiras, durante o dia, especialistas visitarão a casa para dar um workshop e trocar experiências com os artistas. Os experts também anunciarão um desafio, disputado por grupos. À noite, ao vivo, os integrantes do grupo vencedor disputarão uma prova entre si. Quem vencer estará imune, com vaga no show e indicação de dois concorrentes para a “batalha”. Os diretores ainda guardam a sete chaves os meandros da dinâmica da “batalha”.

Dono do palco

Durante o sábado também haverá prova ao vivo — o Globoplay transmitirá, para assinantes, 24 horas por dia da casa, como faz com o BBB. A disputa não terá nada a ver com música. É coisa de “reality show raiz”. Poderá ser prova de resistência, agilidade, ou que vier à cabeça da produção. O vencedor, o “dono do pal- co”, ganhará vaga no show se- manal, imunidade e indicação de concorrente para a batalha.