Variedades

Conheça a brasileira Valentina Sampaio, primeira modelo trans a desfilar para a Victoria's Secret

Jovem tem 27 anos, é natural do Ceará e pode ser confirmada em tradicional evento da grife que retorna este ano após um hiato

Agência O Globo - 17/07/2024
Conheça a brasileira Valentina Sampaio, primeira modelo trans a desfilar para a Victoria's Secret

A Victoria's Secret anunciou para esse segundo semestre de 2024 seu tradicional desfile, o "Victoria's Secret Fashion Show", após hiato de cinco anos. Por enquanto, ainda não foi divulgada a data para o evento e o time de modelos não está completo. Quem faz já fez trabalhos com grife e pode ser escolhida para cruzar a passarela com as asas de Angel, como são conhecidas as modelos de destaque da marca, é a brasileira Valentina Sampaio. A cearense, de 27 anos, fez história ao se tornar a primeira mulher trans a desfilar para a Victoria's Secret.

O desfile da marca é conhecido no meio da moda e coloca suas principais modelos para desfilarem com as peças, usando asas de anjo. Além disso, estrelas da música cantam na passarela, como Katy Perry e Taylor Swift já fizeram. O último evento aconteceu em 2018 e depois houve um grande hiato, em meio a críticas e polêmicas incluindo a falta de diversidade.

Em 2023, a Victoria's Secret fez um desfile-documentário, o "The Tour", mas somente para este ano foi anunciado o retorno do tradicional "Victoria's Secret Fashion Show". Por enquanto, estão confirmadas apenas duas modelos no evento: Mayowa Nichola foi anunciada dia 8 de julho e Taylor Hill, nesta quarta, dia 17.

Quem é Valentina Sampaio?

Assim como fizeram as grandes modelos brasileiras Adriana Lima, Gisele Bündchen, Alessandra Ambrosio e outras, Valentina trabalhou com campanhas e desfile para a marca de lingerie. No início deste ano, ele falou sobre o orgulho de ter trazido mais representatividade ao posto de Angel da grife:

"Fiquei muito feliz e honrada. Um marco que sinalizava o quanto a minha vida tinha mudado, e a marca também, se transformando, abraçando mais a diversidade. Fico com o coração cheio de alegria em fazer parte desse avanço, também de poder dar esperança para outras meninas que se inspiram em mim, poder dizer que é possível", disse ela para a Vogue.

Natural do Ceará, a paixão da jovem por moda existe desde a infância, quando customizava suas próprias roupas. Adolescente, ela desenhava croquis e peças. A modelo fez faculdade de moda em Fortaleza e foi nessa época que começou a fotografar e decidiu seguir a profissão.

Alcançou a visibilidade por meio das redes sociais, sendo procurada por marcas para estrelar campanhas brasileiras. Não demorou para que ela se mudasse para São Paulo e participasse de eventos importantes, como a Fashion Week. Em seguida, começou a viajar internacionalmente para fazer capas de revista.

Em depoimento dado para a Veja no ano passado, Valentina relembrou preconceitos que já viveu no meio: "Cheguei a ser tirada de estúdio, estando toda arrumada e pronta para fotografar, quando o cliente percebeu que eu era trans. Hoje as pessoas sabem quem eu sou, então não sofro mais diariamente, pelo menos no ambiente de trabalho".

Hoje em dia, a jovem mora em Nova York e trabalha com a Victoria's Secret desde 2019. "Fazer parte desse movimento de mudanças e de maior inclusividade é muito importante. É uma vitória para mim e para a sociedade como um todo", declarou ela para a Veja. Valentina esteve presente no elenco de modelos do último desfile da grife, o "The Tour", e agora pode ser confirmada para o grande retorno do tradicional evento da marca para este ano.