Geral

Theatro Municipal do Rio exibe hoje a virtuosidade de Daniil Trifonov

O pianista russo tem causado assombro com o programa multifacetado que trará nesta terça-feira (16), por ocasião de seu recital na Série O GLOBO/Dellarte Concertos

Agência O Globo - 16/07/2024
Theatro Municipal do Rio exibe hoje a virtuosidade de Daniil Trifonov

O pianista Daniil Trifonov tem causado assombro com o programa multifacetado que trará hoje ao Theatro Municipal do Rio, por ocasião de seu recital na Série O GLOBO/Dellarte Concertos Internacionais — cujos ingressos já estão esgotados.

Em dezembro passado, o crítico David Wright, da New York Classical Review, louvou o recital dado em Nova York. “A performance de Trifonov foi peculiarmente rápida, fluente, alerta e imaginativa, como se risse das dificuldades”, escreveu Wright sobre o desempenho do russo de 33 anos na sonata “Hammerklavier”, uma das mais ambiciosas obras de Beethoven.

Antes, sobre a “Sonata K. 332 em fá maior”, de Mozart, o crítico assinalou que “não é raro que Mozart seja tocado de forma acelerada, mas a captura de tantas nuances de emoção em alta velocidade foi extraordinária”.

O programa se completa com “Suíte em lá menor RCT 5”, de Jean Philippe Rameau, que abre a noite, e as “Variações sobre um tema de Corelli”, de Rachmaninov.

Vencedor do Concurso Tchaikovsky de 2011, o russo se apresentou por aqui em 2014. Seu retorno poderia ter ocorrido em 2020, mas o coronavírus impôs novas condições. Para Trifonov, é fato que a pandemia resultou em cancelamentos e um retiro na República Dominicana (origem de Judith Ramírez, sua mulher), assim como uma oportunidade de estar mais próximo da família, algo raro na vida de um concertista. De volta à estrada e aos estúdios desde 2021, suas gravações pela Deutsche Grammophon mostraram enorme versatilidade, explorando Stravinsky, Scriabin, Prokofiev e Bach, entre outros.

Por tudo isso, é muito difícil adivinhar que tipo de bis será ouvido hoje no Municipal do Rio, que completou 115 anos no último domingo.