Economia
Fed não pretende esperar inflação voltar a 2% para começar a cortar juros, diz Powell
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterou nesta segunda-feira, 15, que a autoridade monetária não pretende esperar a inflação voltar exatamente a 2% para começar a cortar juros. Segundo ele, o Fed estaria mantendo o aperto por tempo exageradamente longo se aguardasse o retorno a essa taxa exata.
Durante evento do Clube Econômico de Washington, Powell comentou que a economia dos Estados Unidos teve desempenho muito forte nos últimos anos. A inflação arrefeceu de maneira substancial, particularmente na segunda metade de 2023, de acordo com ele. Conforme Powell, esse progresso estagnou no primeiro trimestre deste ano, mas voltou a acontecer nos últimos três meses.
Sobre a possibilidade de o Fed cortar juros durante a campanha eleitoral nos EUA, Powell disse que a autoridade monetária não leva fatores políticos em consideração ao definir sua política.
Dados do segundo trimestre
O presidente do Fed afirmou que os dados do segundo trimestre ampliaram a confiança de que a inflação caminha de volta à meta de 2%, após a pausa no processo durante os três primeiros meses do ano. Apesar disso, Powell disse que não pretende enviar sinais sobre em qual mês os cortes de juros vão começar.
Powell reforçou que o Fed está mais atento aos dois lados do mandato do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Segundo ele, os riscos estão mais equilibrados e o mercado de trabalho não estão mais superaquecido. Powell reiterou que um enfraquecimento inesperado do emprego pode justificar o começo do relaxamento monetário.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados