Internacional

Donald Trump desembarca em Nova Jersey após 'tentativa de assassinato'; vídeo

Thomas Matthew Crooks foi morto por agentes do serviço secreto; Três homens, além de Trump, foram atingidos pelos tiros: um morreu e os outros dois estão em estado grave

Agência O Globo - 14/07/2024
Donald Trump desembarca em Nova Jersey após 'tentativa de assassinato'; vídeo

Horas após ser alvo de uma tentatíva de assassinato, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump desembarcou de seu avião em um aeroporto em Nova Jersey, onde elepassou a noite. Uma assessora de Trump, Margo Martin, postou no X vídeo de Trump descendo do avião sem ajuda. Seu ouvido ferido estava fora do campo de visão da câmera.

Vídeo: Com sangue no rosto, Trump é retirado às pressas do palco durante comício na Pensilvânia após disparos

Estado de saúde: Trump está a salvo após incidente em evento de campanha, informa o Serviço Secreto dos EUA

Segundo o porta-voz do Serviço Secreto, o autor dos disparos que atingiram o ex-presidente Donald Trump neste sábado, durante comício eleitoral na Pensilvânia, era um francoatirador, que atirou "de uma posição elevada" em direção ao palco. Policiais confirmaram à CNN americana que ele estava localizado no telhado de um galpão à direita do local do evento. Duas pessoas morreram no atentado, incluindo o atirador, e uma ficou ferida. O caso está sendo investigado como "tentativa de assassinato".

Como ocorreu o ataque?

No momento dos disparos, que puderam ser ouvidos durante a transmissão ao vivo do evento, Trump interrompeu o discurso e se abaixou rapidamente, levando as mãos ao rosto, enquanto a multidão gritava.

Logo em seguida, as autoridades presentes instruíram o público a se abaixar e a se cobrir, enquanto a imprensa se retirava do palanque onde Trump discursava. Após uma breve pausa, o republicano se levantou, cercado por agentes e com a orelha sangrando, ergueu o punho para a multidão e foi levado às pressas para sua comitiva, que deixou rapidamente o local.

Houve mortos e feridos?

Até o momento, sabe-se apenas que o suspeito dos disparos foi "neutralizado" pelos agentes do Serviço Secreto e que um espectador morreu. Entre os feridos, além do próprio Trump, há também um outro espectador, esse com ferimentos graves. Ainda não se sabe a identidade de nenhum deles.

O incidente está sendo investigado como "tentativa de assassinato" pelo FBI, o Serviço Secreto e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA, juntamente com outras agências de segurança americanas, afirmou a Associated Press citando fontes familiarizadas com o assunto.