Internacional
População mundial chegará a 10,3 bilhões até 2080, mas cairá mais do que o esperado depois, diz ONU
Mais de um quarto da população mundial, 28%, vive em um dos 63 países ou áreas onde a população já atingiu o seu máximo; Brasil deve entrar no grupo nos próximos anos

A população mundial atingirá 10,3 bilhões de pessoas em meados da década de 2080, antes de cair para um nível muito inferior ao previsto há uma década, afirmou a ONU. O relatório intitulado "Perspectivas da População Mundial 2024", divulgado nesta quinta-feira, afirma que a população atual de 8,2 bilhões atingirá esse pico nos próximos 60 anos, diminuindo depois para 10,2 bilhões até ao final do século.
Ocupação de 99%: Reino Unido liberará milhares de detidos para abrir espaço nas prisões
Pinguim nas ruas, patinho no gelo e fonte congelada: Argentina passa por onda de frio polar; veja vídeos
O documento também sustentou que a população mundial em 2100 será 6% inferior à esperada em junho de 2013, ou seja, 700 milhões de pessoas a menos.
“O panorama demográfico evoluiu muito nos últimos anos”, disse Li Junhua, subsecretário-geral para os Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.
A queda inesperada da população no futuro ocorreria por vários fatores, entre os quais se destaca o declínio dos níveis de fertilidade em alguns dos maiores países do mundo, especialmente a China. Esta queda será registrada mais cedo do que o previsto anteriormente pelos especialistas, o que é percebido como um sinal de esperança na luta mundial contra o aquecimento global: menos pessoas representariam menos consumo agregado e significaria “uma redução do impacto humano no ambiente”.
“No entanto, um crescimento populacional mais lento não eliminará a necessidade de reduzir o impacto médio atribuível às atividades de cada pessoa”, esclareceu o responsável.
O trabalho da ONU destaca também que mais de um quarto da população mundial, 28%, vive atualmente em um dos 63 países ou áreas onde a população já atingiu o seu máximo, incluindo China, Rússia, Japão e Alemanha. Quase 50 outros países deverão juntar-se a esse grupo nos próximos 30 anos, incluindo o Brasil, o Irã e a Turquia.
Mas o crescimento populacional também continuará em mais de 120 países após 2054. Entre eles estão a Índia, a Indonésia, a Nigéria, o Paquistão e os Estados Unidos, segundo a ONU. O aumento da esperança de vida a nível mundial, interrompido pela pandemia de Covid-19, foi reativado, com uma média de 73,3 anos de longevidade em 2024. A média subirá para 77,4 anos em 2054.
Nesse ritmo, população mundial será cada vez maior até 2100. No final da década de 2070, é previsto que o número de pessoas de 65 anos ou mais chegue a 2,2 bilhões, superando a quantidade de menores de 18 anos, segundo o estudo.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
3CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
4SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln
-
5CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel