Internacional
Justiça da França abre investigação sobre financiamento da campanha presidencial de Le Pen em 2022
MP de Paris informou que líder da extrema direita voltou à mira das autoridades francesas dois dias após a derrota do seu partido, Reagrupamento Nacional, nas eleições legislativas antecipadas

Dois dias após a eleição legislativa antecipada na França, o Ministério Público de Paris informou que abriu uma investigação envolvendo Marine Le Pen, líder do partido de extrema direita Reagrupamento Nacional. Em anúncio nesta terça-feira, o MP francês informou que os fatos envolvem o financiamento da campanha de Le Pen a Presidência em 2022, quando foi derrotada pelo atual presidente, Emmanuel Macron.
Análise: Bloco de esquerda vence legislativas na França, mas ingovernabilidade paira no país
França: Macron rejeita pedido de renúncia de premier e pede continuidade até definição de novo governo
A investigação foi aberta em 2 de julho, após uma denúncia de 2023 da Comissão Nacional de Contas de Campanha e Financiamento Político (CNCCFP), responsável por controlar os gastos eleitorais dos candidatos, indicou o MP, que confirmando uma informação do canal BMFTV. O anúncio da investigação judicial não deu maiores detalhes sobre as possíveis irregularidades.
Marine Le Pen investiu 11,5 milhões de euros (R$ 67,8 milhões) na campanha presidencial de 2022, a terceira tentativa da líder de extrema direita. Na campanha anterior, em 2017, a CNCCFP já havia rejeitado 873.576 euros (R$ 5,17 milhões, na cotação atual) dos gastos, 95% dos quais consistiam em empréstimos contraídos pela Frente Nacional — nome do Reagrupamento Nacional antes de reposicionamento do partido.
Nova Frente Popular: O que é a coalizão de esquerda que venceu na França e quem será o novo primeiro- ministro?
Em junho, a Corte de Cassação confirmou a condenação da RN por superfaturamento dos kits de campanha utilizados pelos candidatos da extrema direita nas eleições legislativas de 2012, valor reembolsado pelo Estado.
Guga Chacra: A França de Mbappé venceu a França racista de Le Pen
Marine Le Pen, reeleita deputada nas legislativas recentes, também comparecerá a um tribunal a partir de 30 de setembro em um processo ao lado de outras 24 pessoas e de seu partido por desvio de fundos europeus, em um caso relacionado com a remuneração dos auxiliares de seus eurodeputados entre 2004 e 2016.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara pode votar projeto que amplia remuneração de fiscais agropecuários que atuam contra gripe aviária
-
2REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura
-
3ESTAVA DESAPARECIDO
Padre José Adeilton é encontrado com vida em Arapiraca
-
4METEOROLOGIA
Inmet alerta para chuvas em 29 cidades alagoanas neste sábado
-
5SÉRIE D
ASA x Barcelona de Ilhéus; Alvinegro pode ter uma mudança e adversário tem 3 novidades no elenco