Economia
ANS faz fiscalização na sede da Unimed Ferj por conta do crescente número de reclamações de usuários do plano de saúde
Queixas dizem respeito a dificuldades de obtenção de boletos de pagamento, de acesso à carteirinha e de recebimento de reembolso

Por conta do crescente número de reclamações de usuários da Unimed Ferj, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estiveram na sede da empresa, na manhã desta segunda-feira (dia 8). As principais queixas dos usuários dizem respeito a dificuldades de obtenção de boletos de pagamento, de acesso à carteirinha do plano de saúde e de recebimento de reembolso, desde a migração dos beneficiários que antes eram atendidos pela Unimed-Rio, em abril deste ano.
Viu isso?: Unimed Ferj vai reajustar planos de saúde individuais e familiares em 20%
Saiba mais: Usuários da Unimed-Rio transferidos para Unimed Ferj têm dificuldades para obter boleto de mensalidade
A Unimed Ferj tem, atualmente, 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos.
“Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela Agência, e com qualidade”, disse Eliane Medeiros, diretora de Fiscalização (DIFIS).
Veja ainda: Operadora volta atrás em caso de idoso com câncer e reduz plano de saúde de R$ 11 mil para R$ 2.700
Segundo a ANS, os executivos da Unimed Ferj se comprometeram a mudar processos e melhorar a comunicação com seus clientes.
O que dizem os beneficiários
Os beneficiários contam que boletos da mensalidade não estão sendo enviados e que, ao tentar entrar em contato com a empresa, enfrentam horas de espera no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), muitas vezes sem sucesso ou com ligações que caem.
Nas redes sociais, os relatos também se multiplicam, com usuários falando sobre dificuldade de acesso no site da Unimed Ferj, longas esperas ao telefone e atendimento sem retorno pelo WhatsApp.
Migração
A transferência dos usuários da Unimed-Rio para Unimed Ferj foi decidida no início de março em reunião promovida pela ANS com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPRJ), Defensoria Pública do Estado do Rio (DPERJ), Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além de Unimed-Rio e Unimed Ferj.
A operadora estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a agência, a Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.
Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj manteria a rede da Unimed-Rio, com a contratação de todos os serviços operacionais da Unimed-Rio para suportar a fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024.
Além disso, a Unimed Ferj arrendaria o hospital e os pronto-atendimentos da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, além de ficar responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio com laboratórios e clínicas.
De acordo com a agência reguladora, a transferência da carteira não pode causar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários, desde alterações de preço, produtos, rede e carências. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também devem continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
4
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
5CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…