Internacional

Inundações em Bangladesh deixam ao menos oito mortos e dois milhões de afetados

Mudanças climáticas tornaram chuvas mais irregulares na região e derreteram as geleiras rio acima nas montanhas do Himalaia

Agência O Globo - 06/07/2024
Inundações em Bangladesh deixam ao menos oito mortos e dois milhões de afetados

O número de mortos por enchentes em Bangladesh nesta semana aumentou para oito, deixando mais de dois milhões de pessoas afetadas depois que fortes chuvas fizeram grandes rios transbordarem, confirmaram autoridades neste sábado. O país do sul da Ásia, com 170 milhões de habitantes, atravessado por centenas de rios, tem registrado inundações mais frequentes nas últimas décadas.

Novo incêndio florestal: Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

'Cascata de lava': aeroporto de ilha da Itália fecha após erupção do Etna, vulcão mais ativo da Europa; imagens

As mudanças climáticas tornaram as chuvas mais irregulares e derreteram as geleiras rio acima nas montanhas do Himalaia. Dois adolescentes morreram quando um barco virou nas águas da enchente em Shahjadur, disse à AFP o chefe de polícia da cidade rural do norte, Sabuj Rana.

"Havia nove pessoas no pequeno barco. Sete nadaram para a segurança. Dois meninos não sabiam nadar. Eles se afogaram", disse ele.

Bishwadeb Roy, chefe de polícia em Kurigram, disse à AFP que outras três pessoas morreram em dois incidentes separados de eletrocussão depois que seus barcos ficaram presos em fios elétricos energizados pela água da enchente. Outros três morreram em incidentes relacionados a enchentes no país, disseram autoridades à AFP no início desta semana.

O governo disse que abriu centenas de abrigos para pessoas desabrigadas pelas águas e enviou alimentos e ajuda humanitária para distritos mais afetados na região norte do país.

"Mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes. Dezessete dos 64 distritos do país foram afetados", disse Kamrul Hasan, secretário do ministério de gestão de desastres do país, à AFP.

Hasan disse que a situação das enchentes pode piorar no norte nos próximos dias, com o Brahmaputra, um dos principais cursos de água de Bangladesh, fluindo acima dos níveis de perigo em algumas áreas. No distrito de Kurigram, o mais atingido, oito das nove cidades rurais foram afetadas pelas enchentes, disse à AFP o responsável local por desastres e assistência, Abdul Hye.

"Vivemos com enchentes aqui. Mas este ano a água estava muito alta. Em três dias, o Brahmaputra subiu de seis a oito pés [de 2 a 2,5 metros]", disse Abdul Gafur, um conselheiro local do distrito, à AFP. "A água da enchente inundou mais de 80% das casas na minha área. Estamos tentando entregar comida, especialmente arroz e óleo comestível. Mas há uma crise de água potável."

Bangladesh está no meio da monção anual de verão, que traz ao sul da Ásia de 70% a 80% de sua precipitação anual, além de mortes e destruição regulares devido a inundações e deslizamentos de terra. A precipitação é difícil de prever e varia consideravelmente, mas os cientistas dizem que as mudanças climáticas estão tornando as monções mais fortes e irregulares.