Cidades

Kelmann Vieira disse que irá ao Ministério Público acusar o prefeito JHC de prejudicar Maceió com emendas seletivas

Cinara Corrêa com agências 05/07/2024
Kelmann Vieira disse que irá ao Ministério Público acusar o prefeito JHC de prejudicar Maceió com emendas seletivas
Foto: Arquivo

O vereador de Maceió, Kelmann Vieira (MDB), demonstrou grande preocupação com a distribuição de emendas na capital, principalmente durante as festividades do São João. Sobre esse assunto, o vereador diz que o comportamento do prefeito JHC (PL) prejudica a população.

"Se todos os 25 vereadores têm direito a emendas impositivas, a regra deveria ser no mínimo respeitar o princípio da isonomia e da impessoalidade," afirmou. Ele criticou a administração por priorizar obras somente para sua base de sustentação, o que, segundo ele, compromete a igualdade de tratamento entre os vereadores eleitos democraticamente.

Kelmann esclareceu que as emendas impositivas são a única ferramenta que poderiam garantir um tratamento igualitário por parte do executivo aos vereadores. "O que se vê é uma clara afronta aos princípios constitucionais que todo administrador deve obediência, em especial o da impessoalidade," disse. O vereador disse que irá contestar essa prática e buscar uma manifestação do Ministério Público.

O vereador também comparou a situação em Maceió com a liberação de emendas impositivas no Congresso Nacional, que ocorre independentemente de filiação partidária.

"No congresso, vemos as emendas impositivas serem liberadas independentemente de cor partidária, porque é um direito do parlamento. Por aqui, o gestor usa como moeda de troca para beneficiar os seus. Mas nada disso impedirá ou calará a oposição nesta casa," finalizou Kelmann, adiantando que ele e os vereadores Joãozinho e Zé Márcio buscarão ações junto ao Ministério Público.