Esportes
China afirma que ‘nunca’ divulgará investigação que absolveu atletas olímpicos em caso de doping
Onze desses nadadores integram a seleção de natação da China para os Jogos de Paris

A Agência Antidopagem Chinesa declarou nesta quinta-feira que “nunca” divulgará os detalhes da sua investigação sobre os 23 nadadores acusados de doping que foram absolvidos. O posicionamento é uma resposta aos Estados Unidos, que haviam solicitado mais detalhes sobre o caso.
Entenda: maior medalhista olímpico de todos os tempos, Michael Phelps pede reforma da Agência Antidopagem
Olimpíadas: China inclui 11 nadadores envolvidos em escândalo de doping na equipe que vai aos Jogos de Paris-2024
“Tal pedido, sem qualquer base legal, é uma violação do Código Mundial Antidopagem e dos direitos e interesses legítimos dos atletas”, afirmou a Agência Chinesa (CHINADA) em comunicado. “Jamais aceitaremos o pedido de publicação do dossiê feito pela USADA (Agência Americana Antidoping) e alguns membros do Congresso dos EUA”, acrescentou.
Em abril, o New York Times e a televisão alemã ARD afirmaram que 23 nadadores chineses testaram positivo em 2021 para trimetazidina, uma substância que pode melhorar o desempenho. Nenhum dos 23 nadadores foi suspenso ou sancionado. A WADA aceitou a explicação das autoridades chinesas de que os resultados se deviam à contaminação de alimentos em um hotel onde tinham ficado hospedados.
Vários desses atletas ganharam posteriormente medalhas nas Olimpíadas de Tóquio. Onze deles integram a seleção de natação selecionada pela China para os Jogos Paris 2024 (26 de julho a 11 de agosto).
Na terça-feira, os ícones da natação americana Michael Phelps e Allison Schmitt pediram a reforma da WADA devido à forma como lidou com o caso dos nadadores chineses.
Mais lidas
-
1SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
2EXECUÇÃO
Homem é executado dentro de casa por suspeitos que se passaram por policiais no Pilar
-
3CLIMA
São Paulo tem aumento gradual na temperatura após recorde de frio
-
4TRAGÉDIA
Adolescente de 14 anos mata pais e irmão de 3 anos após ser contrariado no RJ
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa pelo comando do PT em Palmeira esquenta com apoio de vereador a grupo de oposição