Economia

Banco Central usa meme para falar de 'vontade de gastar sem poder', enquanto discute juros com governo

Na última quinta-feira, Copom decidiu manter Selic em 10,5% e foi alvo de críticas do presidente Lula

Agência O Globo - 26/06/2024
Banco Central usa meme para falar de 'vontade de gastar sem poder', enquanto discute juros com governo
Banco central - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Enquanto o governo federal e o Banco Central discordam sobre a taxa básica de juros da economia, a Selic, o perfil da instituição financeira no Instagram publicou um meme, nesta terça-feira, sobre a "vontade de gastar sem poder". A partir de uma imagem do filme Divertida Mente 2, que aborda as emoções de uma adolescente, internautas têm inventado novos sentimentos e o banco entrou na onda. A postagem, no entanto, chamou ainda mais atenção neste momento de discussão econômica.

Até agosto do ano passado, a taxa Selic estava em 13,75%. Após sete cortes consecutivos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu não reduzi-la na última quinta-feira. E ficou em 10,5%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito críticas à decisão desde então.

— O Banco Central tem necessidade de manter a taxa de juro a 10,5% quando a inflação está 4%? O BC está levando em conta que as pessoas estão tendo dificuldade de fazer financiamento? — questionou o presidente recentemente.

Do outro lado, o Banco Central usa justamente como justificativa, para a decisão, gastos por parte do governo. Aumentar os juros é uma medida para evitar o aumento da inflação.