Cidades

Vigilância em Saúde de Arapiraca confirma que Dengue tipo 2 foi o que causou a morte de empresária de 25 anos

Cinara Corrêa com agencias 26/06/2024
Vigilância em Saúde de Arapiraca confirma que Dengue tipo 2 foi o que causou a morte de empresária de 25 anos
Foto: Reprodução/Rede Social

A Superintendência de Vigilância em Saúde de Arapiraca, informou, através de nota técnica, divulgada nesta terça-feira, 25, que a empresária Bianca Pinheiro Leão, de 25 anos, que morreu no último dia 11, no Hospital Chama, em Arapiraca, foi vítima de dengue tipo 2, considerada a forma grave da doença. A causa da morte foi comprovada por meio do Teste Molecular (ZDC) realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL).

Bianca era filha do vereador Fabiano Leão e neta do ex-deputado Demuriez Leão. Ela apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 8 de junho. Com febre alta, a jovem buscou atendimento em uma unidade hospitalar, onde foi medicada, hidratada e liberada na manhã seguinte. No domingo, 9, Bianca voltou a apresentar sintomas e foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Chama de Arapiraca, mas acabou falecendo no dia 11.

A íntegra da nota:
“A Superintendência de Vigilância em Saúde através do Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde- CIEVS Arapiraca, confirma o óbito por Dengue Grave, ocorrido no último dia 11 de Junho do presente ano. Foi comprovado por meio do Teste Molecular (ZDC) realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas - LACEN/AL. O resultado da amostra foi DETECTÁVEL para Dengue tipo 2.

Trata-se de uma paciente, 25 anos de idade, sexo feminino, residente de Arapiraca, sem comorbidade relatada, deu entrada na Unidade Hospitalar - Chama no dia 08/06/2024, sendo atendida e liberada com prescrição externa. Retornou ao serviço no dia 09/06/2024 referindo piora em seu quadro clínico apresentando febre, cefaléia, dor atrás dos olhos, dor no corpo, náuseas e vômitos, sendo internada em leito clínico no mesmo dia. No dia 11/06/2024 apresentou piora do estado geral com vômitos de repetição, hipotensão, dor abdominal intensa, petéquias, sendo internada em leito de Unidade de Terapia Intensiva, e evoluindo para o óbito neste mesmo dia.”