Geral
Fiocruz é contra o projeto de lei que limita aborto legal

A Fiocruz afirmou hoje que o projeto de lei de limita o aborto legal em casos de estupro a 22 semanas de gestação é uma falha na proteção de crianças e adolescentes.


A proibição tem consequências psicológicas que podem ser duradouras e, se tratando de crianças, trazer consequências físicas, inclusive o risco de morte, argumentou a entidade.
Notícias relacionadas:
- Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres.
- Brasília: mulheres fazem ato contra PL que equipara aborto a homicídio.
- Lira anuncia comissão para debater PL do Aborto no segundo semestre.
Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz diz que estima-se que ocorram 820 mil estupros por ano no Brasil, mas apenas 4% são detectados pelo Sistema Único de Saúde. As maiores vítimas são crianças e adolescentes negras.
O documento aponta que dados da saúde e da segurança pública mostram que a recorrência de abusos por parentes, como pais e tios, dificulta a revelação do crime, o pedido de ajuda e até a compreensão sobre a gravidez. Em vários casos, a identificação da gravidez é demorada.
A discussão sobre a Lei do Aborto Legal no Brasil começou depois que o Supremo Tribunal Federal derrubou uma resolução do Conselho Federal de Medicina. A medida do CFM proibia os médicos de realizarem a assistolia fetal, um método de aborto, em fetos acima de 22 semanas.
O CFM diz que não é contra o aborto legal, mas que, após esse período de gestação, a criança pode sobreviver fora do útero, por isso a assistolia deve ser proibida.
A Advocacia-Geral da União defendeu no STF que a regulamentação das situações permitidas para realização do aborto só pode ser feita pelo Congresso, não pelo conselho profissional.
Geral Brasília Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres Brasília: mulheres fazem ato contra PL que equipara aborto a homicídio Lira anuncia comissão para debater PL do Aborto no segundo semestre 20/06/2024 - 20:18 Roberta Lopes / Liliane Farias Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional aborto legal Fiocruz quinta-feira, 20 Junho, 2024 - 20:18 90:00
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos
-
4NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
5CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA