Alagoas

Ronaldo Medeiros condena autoritarismo de Paulão e alerta para crise no PT de Alagoas

Redação 20/06/2024
Ronaldo Medeiros condena autoritarismo de Paulão e alerta para crise no PT de Alagoas
Ronaldo Medeiros

O deputado estadual Ronaldo Medeiros manifestou duras críticas à gestão centralizadora do deputado federal Paulão no Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas. Em entrevista ao portal Cada Minuto, Paulão abordou diversos temas que motivaram uma resposta contundente de Medeiros, destacando a longa trajetória de colaboração entre ambos no movimento sindical e na fundação do PT em Palmeira dos Índios.

Medeiros expressou surpresa ao ser tratado como adversário político por Paulão. "Me estranha ser tratado como adversário do companheiro Paulão. Nossos adversários são a extrema-direita, são aqueles que sugam as riquezas do povo para deixá-lo pobre", afirmou, destacando que a luta deve ser contra forças políticas que desejam um Brasil submisso e desigual.

Saída do PT e Centralização do Poder

O deputado estadual revelou que sua saída do PT ocorreu pelas mesmas razões que levaram outros líderes, como Judson Cabral e o finado Izac Jacson, a deixarem o partido: a gestão autoritária e centralizadora de Paulão. "É de seu gabinete que saem as decisões políticas adotadas pelo partido", disse Medeiros, enfatizando que, embora Paulão não seja oficialmente um dirigente, ele exerce grande influência nas decisões do PT em Alagoas.

Como exemplo, Medeiros citou a antecipação da pré-candidatura de Paulão ao Senado em 2026, sem ao menos consultar sua própria tendência interna. "Toda e qualquer candidatura majoritária requer construção coletiva e planejada para que toda uma engrenagem política passe a funcionar em torno dela", argumentou.

Prioridades e Riscos para o PT

Medeiros criticou o foco de Paulão na sua candidatura ao Senado, sugerindo que ele deveria estar concentrado na pré-campanha de Ricardo Barbosa à Prefeitura de Maceió. Ele também alertou para o risco de rompimento com o governador Paulo Dantas, caso o PT tenha que abrir mão da disputa em Maceió para manter espaços no governo. "Em momento algum, esse tema foi pauta de discussão nas instâncias deliberativas do PT", destacou.

Desconstrução Partidária

Segundo Medeiros, a atitude de Paulão tem causado uma desconstrução partidária, resultando em baixa representação política do PT em Alagoas. Atualmente, o partido ocupa apenas uma prefeitura entre as 102 existentes no estado e possui um número reduzido de vereadores.

Defesa do PT e Futuro Político

Medeiros fez questão de ressaltar que, mesmo fora do PT, sempre defendeu o partido e suas lideranças. Ele mencionou seu retorno ao partido, afirmando que luta para fortalecê-lo politicamente em Alagoas. "Na Assembleia Legislativa, fui líder do governo Renan Filho, para minha surpresa, a convite dele. E me orgulho disso", comentou.

Eleições Municipais e Sustentabilidade do Governo Lula

O deputado concluiu destacando a importância das eleições municipais deste ano e a necessidade de eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores. "Precisamos de um PT forte, atuante e mais influente na política em Alagoas", finalizou, enfatizando que criar crises internas e externas não deveria ser a prioridade de Paulão neste momento crucial para a sustentabilidade do governo Lula, tanto em Alagoas quanto nacionalmente.