Geral
Chuva superou 500 milímetros em 20 cidades do RS no mês de maio

Mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul tiveram chuvas acima de 500 milímetros em maio. É o que mostra o Comunicado Agrometeorológico divulgado nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Estado da Agricultura


O documento afirma que essa foi a maior crise climática que o estado já viveu. Ao longo do mês passado, a maior parte do Rio Grande do Sul registrou precipitações acima de 300 milímetros.
O recorde ficou com o município de Veranópolis, na Serra Gaúcha, a 170 quilômetros de Porto Alegre. Na cidade foram 951 milímetros em maio. Sete vezes mais que o normal para o mês. Na sequência estão Caxias do Sul, Soledade, Canela e Bento Gonçalves.
A capital Porto Alegre teve 564 milímetros de chuvas, quase cinco vezes acima do normal.
O documento diz que, segundo o Inmet, Caxias do Sul, Santa Maria, Bom Jesus e Porto Alegre, tiveram o maio mais chuvoso desde 1961.
Já em Veranópolis, foi o mês mais com mais chuvas de acordo com os registros da cidade, que começaram em 1956.
As chuvas e inundações que devastaram o Rio Grande do Sul atingiram 478 municípios e mataram 176 pessoas, segundo a Defesa Civil gaúcha.
Geral É o caso de Porto Alegre, com volume cinco vezes maior que o normal Brasília 18/06/2024 - 16:04 Daniella Longuinho/ Sumaia Villela Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Chuvas RS Enchentes RS crise climática Rio Grande do Sul terça-feira, 18 Junho, 2024 - 16:04 77:00
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
4METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh
-
5DISPUTA PARTIDÁRIA
Pedro Paulo Lança chapa “Coração Petista” e tenta manter domínio de 21 anos no PT de Palmeira dos Índios