Geral

Surto de sarna afeta escolas em Balneário Camboriú; saiba como se proteger

Prefeitura registrou 41 casos de escabiose e suspendeu aulas nos locais

Agência O Globo - 17/06/2024
Surto de sarna afeta escolas em Balneário Camboriú; saiba como se proteger

A cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, registrou um surto de escabiose, também conhecida como sarna, em duas escolas infantis. Após registrar 41 casos, a prefeitura suspendeu as aulas na última sexta-feira. As atividades devem ser retomadas nesta segunda.

Uva passa: O superalimento que deve ser consumido todos os dias

Vegetais congelados ou frescos? Qual é o melhor e o mais nutritivo para à saúde?

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Balneário Camboriú já havia interrompido as aulas no Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, escola no bairro Dos Municípios, na segunda-feira passada por causa da identificação dos primeiros casos da doença infecciosa.

Na quarta-feira, retomou as atividades. No entanto, a prefeitura registrou novos diagnósticos e precisou suspendê-las novamente dois dias depois. Ao todo, foram confirmados até agora 36 casos no local, sendo 33 em alunos e 3 em funcionárias.

Dipirona na mira: União Europeia investiga remédio após preocupação com efeito colateral; entenda

Além disso, a SME registrou outros 5 casos de sarna na escola Núcleo de Educação Infantil Rio das Ostras, no bairro de São Judas Tadeu, que também teve as aulas suspensas na última sexta-feira. No local, foram 4 diagnósticos de alunos e 1 de uma funcionária.

A prefeitura orientou que pessoas que identificarem qualquer alteração na pele procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, recomendou a higiene constante das mãos e a limpeza frequente de objetos e do ambiente de convívio de pessoas suspeitas ou que tiveram a doença confirmada como medidas de prevenção.

Aborto legal: O que é a assistolia fetal, procedimento que será alvo de debate hoje no Senado

O que é sarna?

A sarna, ou escabiose, é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o contágio ocorre somente entre humanos e por meio do contato direto e prolongado com o paciente ou com roupas e outros objetos contaminados.

O principal sintoma da sarna é a coceira ou prurido, que ocorre principalmente à noite, além das lesões que aparecem na pele geralmente entre os dedos das mãos, nas axilas, na parte do punho que segue a palma da mão, auréolas e genitais. A cabeça é sempre poupada.

Vídeo: Veja antes e depois de Xuxa após fazer 80 procedimentos dermatológicos aos 61 anos

O tratamento envolve medicamentos tópicos ou orais. A escolha é feita pelo médico após uma avaliação do paciente, que envolve o perfil clínico da doença e condições gerais de saúde do indivíduo. O diagnóstico é por meio da análise do histórico e dos sintomas.

Geralmente, o que demarca a sarna são os chamados túneis formados na pele. Isso porque o casal do ácaro Sarcoptes scabiei realiza uma fecundação na superfície da pele e, depois, a fêmea penetra na derme humana cavando um túnel para depositar seus ovos. Quando eles eclodem, as larvas retornam à superfície para completar seu ciclo evolutivo.

Como a fêmea pode levar cerca de 30 dias cavando a pele para depositar os ovos, os sintomas podem demorar de 1 a 42 dias para se manifestar após o contágio, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e da Comunidade (SBMFC).