Geral
Chico Buarque, 80 anos: cotidiano atual do artista tem mais família, menos Leblon e ainda muito futebol
Cantor e compositor passou a circular menos pelo bairro onde mora, mas ainda mantém as peladas com o Polytheama duas vezes por semana e o hábito de ir aos jogos do Fluminense

Desde que foi insultado por um grupo de homens que questionaram suas posições políticas, Chico Buarque ficou com menos vontade de circular pelo Leblon, bairro onde mora. Era 2015, Chico saía de um restaurante na Rua Dias Ferreira, no Leblon, na Zona Sul carioca, onde havia jantado com amigos, quando foi interpelado e passou a ouvir frases agressivas como: “Você é um merda”; “Quero ouvir da sua boca: quem apoia o PT o que é?”.
Chico Buarque, 80 anos: a relação do artista com o cinema, como ator, autor e compositor de trilhas
Artigo: Escritor Tiago Ferro analisa a obra literária de Chico Buarque
Se antes era visto (e fotografado) com frequência andando pela região, hoje é mais raro vê-lo por ali. Não apenas porque os paparazzi diminuíram e Chico não é desses que expõem a vida toda no Instagram. O fato é que ele tem preferido jantar em outras praças — mas com os mesmos amigos de sempre, como o cineastas Ruy Solberg e Miguel Faria Jr. Eles também são alguns dos poucos que frequentam o apartamento do compositor, cravado no alto de um ladeirão de uma ruazinha do bairro abastado.
Mas Chico não abre mão das caminhadas frequentes pelo calçadão da praia. Bem fisicamente, o cantor e compositor surpreendeu os médicos com a rapidez com que se recuperou de uma cirurgia na coluna. Há tempos, Chico sofria de estenose do canal vertebral — um estreitamento anormal das vértebras por onde passa a medula. O problema causa dores constantes.
Em 2021, o artista foi, então, submetido a um procedimento chamado artrodese — fixação de uma placa para manter o espaço vertebral necessário à passagem da medula.
Chico continua fazendo fisioterapia, tratamento ao qual se dedicou com firmeza. O afinco tinha um motivo: Chico queria voltar logo aos campos de futebol.
Ele continua jogando a sagrada pelada duas vezes por semana com seu time, o Polytheama, em que tem a companhia de amigos como o ator Antonio Pitanga (85 anos) e o compositor Hyldon (73).
Se o futebol é um vício, o Fluminense continua sendo a coisa mais sagrada que existe para o cantor (“uma devoção mesmo”, define um amigo), que segue indo ao Maracanã assistir aos jogos do tricolor. Já a escola de samba Mangueira ocupa o lugar da paixão no coração do compositor.
Neste momento, Chico Buarque está em Paris, onde vai celebrar seus 80 anos, na quarta-feira. Na capital francesa, também estarão duas de suas três filhas: Luisa e Helena. A primogênita, Silvia, também passou por lá, mas já retornou.
Todos os sete netos do artista — Chico, Lia, Irene, Teresa, Clara, Cecília e Leila — vão comemorar o aniversário do avô ao seu lado, assim como a advogada e jurista Carol Proner, que se casou com Chico em um cartório em 2021. A família dele, aliás, adora Carol, considerada “seriíssima”, “leve” e “uma grande facilitadora” pelo círculo íntimo do compositor.
Em Paris, Chico tem caminhado diariamente. Sem parar de trabalhar: ele aproveita a temporada para fazer a última revisão de seu novo romance, “Bambino a Roma”. A temporada inclui também atividade política: sábado (15), ele participou de uma passeata contra a ascenção da extrema direita na França, segurando uma bandeira do Movimento dos Sem-Terra (MST), gesto que foi registado nas redes do ex-jogador Raí.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara pode votar projeto que amplia remuneração de fiscais agropecuários que atuam contra gripe aviária
-
2ESTAVA DESAPARECIDO
Padre José Adeilton é encontrado com vida em Arapiraca
-
3METEOROLOGIA
Inmet alerta para chuvas em 29 cidades alagoanas neste sábado
-
4REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura
-
5SÉRIE D
ASA x Barcelona de Ilhéus; Alvinegro pode ter uma mudança e adversário tem 3 novidades no elenco