Artigos

Cidadão Honorário

Laurentino Veiga 15/06/2024
Cidadão Honorário
Laurentino Veiga

A Egrégia Câmara de Vereadores da capital, na manhã alvissareira do dia 10 de junho de 2024, outorgou o Título de Cidadão de Maceió ao professor-economista-advogado Marcos Antônio Moreira Calheiros, Presidente do Conselho Regional de Economia. Na ocasião, também fora recipendiário da honraria o renomado médico Fábio Jorge de Lima Silva.

A cobertura do evento ficou a cargo do repórter da Tribuna Independente, Edmilson Teixeira. O magnânimo Vereador Eduardo Canuto, por sua vez, comandou os trabalhos com muita proficiência. Destacou a bem-sucedida trajetória do filho ilustre da bucólica Capela. Inclusive, detalhou a caminhada do eminente discípulo de Keynes. E, com isso, justificou a Comenda reconhecida pelo Decreto Legislativo nº 1.083, de 28.05.2024.

O jovem-advogado Marquinhos Calheiros Filho, enalteceu a vida e as obras edificadas pelo ilustre genitor. Destacando o bom pai, o esposo excelente, e, sobretudo, o humanitário nas funções relevantes que exerceu, quer no Estado, quer no ensino superior do CESMAC - SEUNE e noutras instituições que serviu com zelo e competência.

Compareceram à solenidade: o Prof. Cleydner Marcos de Magalhães Mauricio - vice-presidente do Corecon-AL, José Alex - Presidente do SINDECON-AL, o prof. Silvio Costa, o Conselheiro Federal Maurilio Procópio, o ex-Deputado Estadual Roberto Mendes, Ivaldo Pinto, Braga Lira, minhas queridas filhas professora Vanessa Pollyanna e a advogada Vanissa Veiga, bem como outros discípulos de Keynes.

Convocado pelo eminente Edil, pronunciei discurso emotivo destacando as qualidades do meu amigo-irmão. Como Coordenador do Curso de Ciências Econômicas do CESMAC, convidou-me para lecionar as disciplinas Economia do Setor Público, Formação Econômica do Brasil, Ética Profissional. Marcou, portanto, sua passagem também ensinando na SEUNE- FAL e dentre outras escolas de ensino superior de Alagoas.

Marcos Calheiros realizou Mestrado em Évora, Portugal, Terra do grande Luís de Camões. Capacitou-se para o magistério, bem como para exercer o cargo relevante no antigo Hospital dos Usineiros, hoje, Veredas. Dirigiu a extinta CODEAL, órgãos de Economia Mista, e, principalmente, criou a Associação dos Economistas. Atualmente, dirige por várias gestões o CORECON-AL. É um Miguel de Cervantes à procura de moinhos para levar adiante o seu glorioso destino.

Escrevera o jurista Rui Barbosa, cognominado de Águia de Haia: “ Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã. Outros a semente do carvalho para o abrigo futuro”. Marcos plantou o carvalho frondoso para acomodar os anseios e os sonhos dos economistas alagoanos. Felicito o novel Cidadão Honorário de Maceió.