Internacional

Atletas da França devem votar remotamente em eleições durante a Eurocopa, e Dembélé faz apelo: 'Precisamos nos mobilizar'

Pleito ocorrerá durante a disputa das quartas da competição, que ocorre na Alemanha

Agência O Globo - 13/06/2024
Atletas da França devem votar remotamente em eleições durante a Eurocopa, e Dembélé faz apelo: 'Precisamos nos mobilizar'

O francês Ousmane Dembélé admitiu nesta quinta-feira que a situação política no país “acionou o alarme” e disse que ele e seus companheiros pretendem votar nas próximas eleições legislativas, mesmo que ainda estejam envolvidos na disputa da Eurocopa 2024 na Alemanha.

Em nota, 777 critica Pedrinho, presidente do Vasco: 'Compromete atuação dos administradores profissionais'

Entenda: irmão e amigos de infância tramaram 'meticulosamente' sequestro e extorsão de Paul Pogba, diz MP francês

"Precisamos nos mobilizar para sair e votar", disse Dembélé aos repórteres na base de treinamento da seleção francesa, no oeste da Alemanha, onde se prepara para o jogo de abertura do Campeonato Europeu contra a Áustria, na segunda-feira. "Acho que a situação na França fez soar o alarme. Todos precisam se unir e votar."

O presidente Emmanuel Macron convocou eleições para a Assembleia Nacional da Câmara dos Deputados, com o primeiro turno marcado para 30 de junho e o segundo turno para 7 de julho. Ele anunciou a votação antecipada no domingo passado em resposta aos resultados das eleições da UE, nas quais os partidos de extrema-direita — incluindo o Rally Nacional (RN) com maior pontuação — conseguiram obter quase 40% dos votos na França.

"Vi notícias há pouco tempo e vi que uma em cada duas pessoas na França não vota, por isso todos precisam de votar nas eleições legislativas", acrescentou Dembélé, ex-Barcelona e atualmente no PSG.

Leia mais: veja quais recordes podem ser batidos ao longo da Eurocopa, que começa nesta sexta

A seleção francesa ainda estará na Alemanha no momento das eleições, desde que avance à segunda fase. O primeiro turno das eleições acontecerá no mesmo fim de semana das oitavas de final do Euro 2024, enquanto o segundo turno acontecerá logo após as quartas de final.

No entanto, Dembélé disse que a Federação Francesa de Futebol planeja ajudar os jogadores a realizarem um voto por procuração caso permaneçam na Alemanha no momento.