Esportes
Justiça espanhola condena três torcedores por racismo a Vinicius Jr
Pela primeira vez, na Espanha, três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid. A La Liga, que é a responsável pelo Campeonato Espanhol, anunciou a decisão nesta segunda-feira. Os réus foram considerados culpados por crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.


O caso em questão, dos gritos racistas por parte de torcedores do Valencia aconteceram durante partida em maio do ano passado. Os três torcedores foram condenados a princípio a 12 meses de prisão, mas depois a pena foi reduzida para oito meses, além do pagamento dos custos do processo. Eles também estão banidos, por dois anos, de irem a estádios que receberem jogos organizados seja pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola.
Durante a audiência, os réus leram uma carta em que pedem desculpas a Vinicius Jr. e ao Real Madrid.
De acordo com o presidente da La Liga, Javier Tebas, a decisão é uma "ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha" e "envia uma mensagem clara" às pessoas que vão ao estádio de futebol para ofender, que "haverá consequências criminais para elas”.
Em comunicado oficial, o Real Madrid também repercutiu a sentença desta segunda dizendo que continuará a trabalhar para erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol.
Esportes São Luís - MA 10/06/2024 - 13:20 Nadia Coelho / Patrícia Serrão Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional Vinícius Jr segunda-feira, 10 Junho, 2024 - 13:20 81:00
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados