Economia
Globo reforça compromisso com conteúdos audiovisuais brasileiros
Televisão destacou no Rio2C, evento de inovação, a importância de apresentar temas que contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva

Prestes a completar 60 anos, em 2025, a Globo — maior grupo de comunicação do país — reafirmou nesta quarta-feira (5), no Rio2C, um dos principais eventos de inovação do país, o compromisso com a produção de conteúdos nacionais, pensados “por e para” os brasileiros. A empresa também enfatizou a importância do debate de temas de relevância nacional por meio do audiovisual como forma de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Os pilares da Globo nas diferentes plataformas da empresa foram apresentados ontem no palco principal do Rio2C, na Cidades das Artes, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio. No painel “Acontece Globo: Um compromisso com o Brasil”, executivos e talentos da emissora exibiram os principais projetos do grupo para os próximos anos em três eixos principais: esporte, jornalismo e entretenimento.
Em uma era marcada pela disputa da atenção dos telespectadores, o diretor-executivo da Globo e dos Estúdios Globo, Amauri Soares, destacou que o diferencial da empresa é a disposição para aprofundar o conhecimento sobre a sociedade brasileira e usá-lo como insumo para a produção de conteúdo em diversos formatos.
“Eu gosto de pensar a televisão como a maior praça pública do Brasil, aonde todo mundo pode ir, todo mundo pode se encontrar e tudo pode ser debatido com respeito”, afirmou o diretor.
O evento também reforçou a capacidade produtiva da empresa com investimentos da ordem de R$ 5 bilhões por ano em conteúdo e tecnologia. Manuel Belmar, diretor das áreas de finanças, infraestrutura, jurídico, produtos digitais e canais pagos da Globo, reforçou a importância das parcerias com colaboradores externos, como produtores independentes e distribuidoras, que têm sido um dos fios condutores da presença da Globo no Rio2C, evento que vai até domingo (9).
“São 170 produtos que a Globo irriga, que trazem esse frescor externo e a diversidade de que a gente precisa. São 200 projetos anuais recorrentemente em que a gente movimenta toda uma cadeira para gerar 1,3 mil horas de conteúdo inédito”, enfatizou Belmar. Segundo o executivo, os parceiros também são fundamentais para ecoar a agenda ESG da Globo: “É um pilar que sustenta toda a nossa engrenagem.”
A diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, Manzar Feres, lembrou que os investimentos em produções de alto comprometimento técnico requerem parcerias duradouras com o mercado publicitário. No evento, Feres anunciou que as principais cotas de patrocínio para o novo reality show da Globo, “Estrela da Casa”, previsto para estrear em agosto, já foram vendidas.
“A nossa estratégia é criar produtos que navegam por diferentes plataformas. É como abrir várias portas para que cada vez mais gente participe da nossa conversa. Isso transborda as nossas telas e a gente consegue levar a mensagem das marcas que estão conosco para mais longe”, disse a executiva.
A Globo estará presente em mais de 20 painéis até o encerramento do Rio2C, no domingo. Em um ano de Olimpíada e eleições municipais, o grupo se prepara para uma cobertura ampla em todos os canais: na TV aberta, nos canais pagos e no streaming via plataforma do Globoplay.
Para os jogos olímpicos de Paris 2024, serão mobilizados 400 profissionais, 17 equipes de reportagem e 100 comentaristas que acumulam 27 medalhas olímpicas. A Globo ficará ao vivo diariamente, entre 4h30 e 18h, acompanhando os fatos mais relevantes diretamente da cidade olímpica.
O Sportv contará com quatro canais para transmitir os jogos olímpicos de Paris, sendo um deles em 4k, com mais de mil horas de transmissão. O Globoplay terá mais de 40 sinais dos jogos, transmitindo as competições ao vivo.
No jornalismo, a Globo reforçou a importância do papel do jornalismo profissional com a cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul, que deslocou 100 profissionais para o Estado. Para as eleições municipais deste ano, 4.400 jornalistas serão mobilizados para acompanhar desde a cobertura diária da agenda dos candidatos até o dia da votação. Também estão previstos 150 debates para prefeito em diferentes praças do país.
Um trailer apresentou no Rio2C imagens inéditas da nova novela das nove da TV Globo, "Mania de Você", que sucederá Renascer na grade da TV aberta. Entre as séries originais Globoplay, os destaques foram para o lançamento de “O Jogo que mudou a história”, uma parceria com o grupo Afroreggae, e de “Guerreiros do Sol”, além das novas temporadas de “Arcanjo Renegado”, “Os Outros” e “Rensga Hits”.
*Do Valor
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2TRANSPORTE URBANO
99 Moto fora do mapa em Palmeira dos Índios: aplicativo não reconhece cidade entre as atendidas em Alagoas
-
3GESTO HERÓICO
Criança de 11 anos salva primo, de 5, de manada de bois em Palmeira dos Índios
-
4SAÚDE
Fim da Central de Marcação é vitória da população e corrige erro grave da prefeitura na Saúde em Palmeira
-
5EDUCAÇÃO
Inep divulga resultado de pedidos de isenção para o Enem 2025