Internacional
Primeiro-ministro indiano Narendra Modi clama vitória nas eleições

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, 73 anos, reivindicou nesta terça-feira (4) a vitória nas eleições no país. Ele vai para um terceiro mandato. Nas redes sociais, Modi agradeceu pela "vitória enfática" e "retumbante".


Desde que as primeiras apurações começaram a ser divulgadas, a aliança de Modi comprovou o favoritismo para conquistar a maioria dos assentos das eleições gerais. A novidade, é que a expectativa de vitória esmagadora prevista nas pesquisas não se confirmou.
Até a tarde desta terça-feira, o Partido do Povo Indiano, do primeiro-ministro, ficou com a projeção de chegar a cerca 240 cadeiras do parlamento, do total de 543. Ou seja, menos da metade. Já o segundo lugar, Congresso Nacional Indiano, pode chegar a cerca de 100 cadeiras. É uma vitória do atual primeiro-ministro, com grande diferença, mas dessa vez, sem maioria absoluta.
Após governar com maioria do parlamento desde 2014, o fato de depender de aliados para formar o governo pode alterar a formulação de políticas nesse terceiro mandato de Modi. A eleição na Índia este ano é o maior processo de votação do mundo. Começou em abril e contou com a participação de 642 milhões de eleitores, de acordo com a Comissão Eleitoral do país.
Internacional São Luís - MA 04/06/2024 - 14:12 Paula de Castro / Patrícia Serrão Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional Índia Eleições terça-feira, 4 Junho, 2024 - 14:12 77:00
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
4SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos
-
5CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA