Internacional
Centenas de pessoas em abrigos de emergência após erupção de vulcão nas Filipinas
A erupção começou no fim da tarde de ontem e durou aproximadamente seis minutos, o que fez com que aumentasse o nível de alerta de 1 para 2 devido à “agitação crescente” do vulcão
O vulcão Kanlaon, no centro das Filipinas, entrou em erupção na noite desta segunda-feira, expelindo uma coluna de cinzas e gás que atingiu 5.000 metros de altura, informou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia. Centenas de pessoas foram abrigadas em centros de evacuação na terça-feira depois que um vulcão entrou em erupção.
Leia mais: Avião de treinamento militar cai na Turquia e deixa dois mortos; vídeo
Veja também: Cientistas encontram explicação para mistério dos rios que estão ficando laranja no Alasca
"A erupção explosiva produziu uma pluma volumosa e incandescente que subiu rapidamente até 5.000 metros acima da abertura e prováveis correntes de densidade piroclástica aproximadamente 2 a 3 km abaixo da encosta sul e sudeste”, disse o instituto.
O instituto apontou que os moradores de comunidades nas encostas do vulcão relataram cinzas grossas e odores sulfurosos. A erupção começou no fim da tarde de ontem e durou aproximadamente seis minutos, o que fez com que o instituto aumentasse o nível de alerta de 1 para 2 devido à “agitação crescente” do vulcão.
Kanlaon é a montanha mais alta da ilha de Negros, com uma altitude de 2.465 metros acima do nível do mar. O vulcão ativo entrou em erupção pela última vez em dezembro de 2017.
Mais lidas
-
1ASTRONOMIA
Urano emite mais calor do que recebe do Sol, reforçando mistérios sobre sua origem (IMAGEM)
-
2MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
3MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Blog do Kleverson: vereadores usam Arthur Lira para "pressionar" prefeita de Palmeira
-
5ACIDENTE
Acidente grave em Joaquim Gomes mobiliza três aeronaves em resgate coordenado pelo DEA